Ações do TJSP são destacadas na Câmara dos Deputados

Nelson Marquezelli usa a tribuna para falar do TJSP.

        No último dia 31, o deputado federal Nelson Marquezelli fez uso da tribuna da Câmara dos Deputados para falar sobre o trabalho desenvolvido no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Ele registrou que o TJSP, maior tribunal do mundo em volume de processos, corresponde a 34% do total de feitos em andamento em toda a Justiça brasileira. Os dados citados pelo deputado estão disponíveis no relatório Justiça em Números 2016, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O TJSP é o tribunal com a maior força de trabalho. São 2.600 magistrados e aproximadamente 43 mil servidores, em 319 comarcas em todo Estado de São Paulo.” 

        Nelson Marquezelli detalhou algumas atividades do biênio 2016/2017. Segundo ele, o presidente Paulo Dimas, numa gestão itinerante e inovadora, tem implantado grandes melhorias que alavancam a produtividade e dão agilidade ao andamento de processos e isso tem melhorado o Judiciário paulista. Para ilustrar, o deputado citou alguns exemplos. “Com um simples clique, os juízes permitem que advogados e partes com processos nos Juizados Especiais Cíveis de São Paulo recebam valores depositados em contas judiciais no mesmo dia da decisão, como numa transferência bancária.” Ele também destacou a eficiência dos processos digitais, “que eliminam etapas cartorárias e chegam mais rapidamente à fila dos que aguardam decisão do juiz”.

        Outras ações importantes, destacadas pelo deputado, foram o ‘Projeto Justiça Bandeirante’, “que passou a treinar todos os servidores para melhorar a produtividade no nosso sistema de informação” e o ‘Projeto TJ Eficiente’, “de incremento de produtividade das unidades, com o direcionamento de rotinas e melhor padronização dos trabalhos judiciários”.

        Nelson Marquezelli também citou a remodelação do Portal do TJSP “para melhorar o acesso ao usuário” e a implementação do Portal de Custas, “que emite no mesmo canal guias de taxas processuais e de depósitos judiciais, além de estrear os mandados eletrônicos de levantamento judicial”. Além disso, destacou a nomeação de 175 novos juízes e a ampliação dos Cartórios do Futuro, “que normalmente juntam cinco unidades e passam a ter uma única estrutura, com padronização do trabalho interno e ainda com a possibilidade de elevar o aproveitamento dos servidores nos gabinetes do juiz”.

        Por fim, o deputado parabenizou o Poder Judiciário de São Paulo que está trabalhando e produzindo para uma Justiça mais ágil e eficaz.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) /  Divulgação (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP