Presidente profere palestra sobre eficiência no Poder Judiciário

Objetivo foi divulgar ações do Tribunal ao empresariado.

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, proferiu, na manhã de hoje (12), a palestra “Os desafios da eficiência no Poder Judiciário”, em pocket conference promovida pela revista AméricaEconomia Brasil, no seu auditório em Higienópolis, na Capital. O evento contou com a participação de empresários, profissionais liberais e representantes de entidades da iniciativa privada.

        O publisher e presidente da Revista AméricaEconomia Brasil, Agostinho Turbian, saudou o presidente Paulo Dimas e agradeceu a presença. “Sabemos do trabalho hercúleo desenvolvido pelo Judiciário estadual, com a enorme demanda judicial de São Paulo.”

        “Magistrados e servidores da Justiça de São Paulo têm mantido o foco na previsão constitucional pela razoável duração do processo, sobretudo, com uma melhor estruturação do Poder Judiciário”, afirmou Paulo Dimas no início de sua explanação. “Planejamento estratégico é fundamental e, por isso, criamos uma unidade específica para gerenciar projetos. Hoje, temos mais de 250 projetos catalogados”, ressaltou o presidente.

        Em seguida, Paulo Dimas falou sobre a descentralização promovida com a criação das Regiões Administrativas Judiciárias; o desenvolvimento do processo digital; a ampliação do Cartório do Futuro; a capacitação de magistrados e servidores e o incentivo à sustentabilidade como fomentadora de economia de recursos.

        Falou também sobre o aperfeiçoamento da segurança de magistrados, funcionários e dos prédios; o incremento da comunicação externa, com criação de campanhas contra a violência doméstica, a favor da adoção tardia, do apadrinhamento afetivo e contra o abuso sexual no transporte público; e na criação de centros de conciliação.

        Paulo Dimas também explicou sobre o funcionamento do projeto ‘Empresa Amiga da Justiça’. “A intenção é criar um novo valor corporativo, que é a responsabilidade judicial.”

        Ao encerrar a palestra, o presidente disse que é missão de todos lutar por uma sociedade mais justa. “Não podemos ficar acomodados, temos que trabalhar juntos: sociedade civil, órgãos públicos e empresários, a fim de criar um país melhor, com instituições mais fortes e próximas do cidadão.”

        Foi, então, exibido vídeo institucional do Tribunal de Justiça para, em seguida, iniciar-se debate, mediado pela sócia diretora da Lex-NET, Lucia Zimmerman, com momento para perguntas da plateia.

        Também prestigiaram o evento os deputados estaduais Itamar Borges e Maria Lucia Amary (representando o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo) e convidados.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP