Cejusc de Guarujá promove ‘Oficina de Parentalidade’

Projeto é realizado na Faculdade Unaerp.

 

        Desde fevereiro, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Guarujá tem realizado mensalmente oficinas de parentalidade. Os encontros acontecem em espaço cedido pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá.

        São convidados para as oficinas uma média de 40 casais, partes em processos das Varas de Família da comarca, que tratam de guarda, alienação parental e regulamentação de visitas – os casais são convidados para o mesmo dia, mas participam do projeto em salas diferentes.

        A iniciativa, coordenada pela juíza Maria Cecilia dos Santos Blanco Peres, da 1ª Vara da Família e das Sucessões, conseguiu aumentar em 20% o número de audiências de conciliação, que são agendadas posteriormente à oficina.

        Segundo a conciliadora Balbina Lúcia de Almeida Jorge Martins, é possível perceber a mudança de postura dos participantes da oficina. “Eles incorporam a responsabilidade e a consciência de seus atos, participando das audiências, na maioria das vezes, com empatia.”

        Cejuscs

        Os Cejuscs recebem demandas processuais e pré-processuais das áreas Cível e de Família. Não há limite de valor da causa e o atendimento é gratuito. O cidadão procura a unidade mais próxima e informa sua situação e o interesse em uma tentativa de acordo. Ele já sairá com a data e o horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite.

        No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para a demanda, tudo sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a mesma validade de uma decisão judicial.

 

        Comunicação Social TJSP – WL (texto) / Divulgação (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP