Comarcas promovem iniciativas para o bem-estar de crianças acolhidas

Apadrinhamento Afetivo de Limeira completa um ano.

 

        Há um ano, a Comarca de Limeira implantou seu programa de Apadrinhamento Afetivo, ação destinada a apoiar crianças maiores de sete anos e adolescentes acolhidos no município e que têm poucas perspectivas de adoção ou retorno à família biológica. O programa é supervisionado pela juíza da área da Infância e Juventude da comarca, Daniela Mie Murata, e coordenado por uma comissão de técnicas e dos serviços de acolhimento da cidade. Conta, também, com o apoio do Poder Executivo e de entidades locais.

        Ao longo desse período, cinco adolescentes foram apadrinhados por casais residentes no município e, no momento, há outros três casais em avaliação. Padrinhos e apadrinhados aprovam os benefícios do programa. “Atualmente percebemos que nosso apadrinhado tem um comportamento mais positivo e até faz planos, o que não fazia antes. Ele não tinha muitas perspectivas”, afirmam Irene e João, padrinhos de D., 17 anos. E completam: “O aprendizado é algo que acontece nos dois lados”.

        O adolescente J., 16 anos, explica que amadureceu muito ao encontrar e conviver com a família dos padrinhos Emerson e Cristiana. Ele declara que, quando deixar o acolhimento, pretende trilhar um bom caminho na vida e também irá auxiliar seus irmãos.

        O trâmite do processo de apadrinhamento afetivo recebe prioridade no cartório e no setor técnico. “Em nossa comarca percebemos que este programa, motivado pela Coordenadoria da Infância e Juventude, já revela seus benefícios; além disso, foi acolhido com êxito pela sociedade, que reconhece sua responsabilidade junto a esse público”, afirma a psicóloga judiciária Tamara Cristina Barbosa Soares.

        Outras comarcas do Estado também contam com programas de apadrinhamento, que buscam resgatar o direito de convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes acolhidos. Mais informações:  www.tjsp.jus.br/ApadrinhamentoAfetivo

 

        Avaré – Na última quarta-feira (11) a 2ª Vara Criminal e Anexo da Infância e Juventude da Comarca de Avaré promoveu uma atividade diferente para as crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente: uma sessão de cinema e lanche em um shopping da cidade.

        “É de extrema importância proporcionar momentos de lazer que saiam da rotina da instituição de acolhimento para as crianças, que têm a realidade tão difícil”, afirmou a juíza Roberta de Oliveira Ferreira Lima, da 2ª Vara Criminal. O evento contou com apoio da Defensoria Pública, de uma faculdade da região, que fretou um ônibus para o transporte das crianças, adolescentes e monitores das instituições de acolhimento; de uma rede de cinemas, que disponibilizou a sessão, bem como alimentação sem qualquer custo a todos os participantes; e de uma rede de lanchonete, que também apoiou a iniciativa.

 

        * Com informações das comarcas de Limeira e Avaré 

 

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / Gazeta de Limeira (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP