Estudantes do Centro Universitário Estácio participam de júri simulado no Palácio da Justiça

Alunos utilizaram caso verídico na atividade.

 

        Na manhã desta sexta-feira (9), alunos do curso de Direito do Centro Universitário Estácio estiveram na sede do Judiciário paulista para a simulação de uma sessão de júri popular. Na ocasião, os estudantes atuaram como juiz, promotor, advogados, testemunhas, réu e jurados, na adaptação de um caso real, julgado em 2016.

        Em 2013 uma mulher teria incendiado o marido enquanto ele dormia. A acusada, no entanto, alegou que sofria maus-tratos por parte do esposo e que, no dia dos fatos, ao tentar incendiá-la, o homem acabou ateando fogo em si mesmo, porque estava embriagado.

        Após oitiva das testemunhas e interrogatório da ré, ocorreram os debates entre acusação e defesa. O Conselho de Sentença, então, se reuniu para votar dois quesitos: materialidade (se a vítima foi morta) e autoria (se a acusada seria a autora do crime). Ao final do júri simulado, a ré foi absolvida.

        Os alunos ficaram muito satisfeitos com a atividade. A estudante Angela Alves, do décimo semestre, atuou como assistente de acusação. “Foi uma experiência única”, afirmou. Fernando Monteiro, que está no nono semestre, foi o advogado e já decidiu que seguirá sua carreira na área penal. “A atividade curricular fora do ambiente acadêmico é edificante e o clima deste Salão do Júri faz com que nos envolvamos ainda mais no papel que desempenhamos”, disse. Alunos de outros semestres do curso de Direito também acompanharam a simulação na plateia.

         “A prática jurídica para os alunos de Direito é de suma importância; o aluno aprende mais simulando um júri e fazê-lo no Tribunal de Justiça é um diferencial”, ressaltou a professora Daniela Rodrigues da Silva Matos, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Estácio.

        As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais, pelo telefone (11) 3117-2596.

 

        Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – DM (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP