EJUS conclui “Curso de Introdução à Ciência do Direito”

Mais de 640 servidores participaram do curso.

 

        A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) encerrou na última quinta-feira (8) o Curso de Introdução à Ciência do Direito, ministrado pelo servidor e professor Lair da Silva Loureiro Filho, com a coordenação dos servidores Walter Salles Mendes, Andrea dos Santos Fiuza e Miguel da Costa Santos.

        Com 644 inscritos presenciais e a distância, o curso apresentou em quatro aulas uma introdução ao conhecimento científico e temas como os ramos e elementos constitutivos do Direito, suas fontes, sistemas jurídicos, jurisprudência, súmula vinculante, integração da norma e completude do ordenamento jurídico e princípios gerais do Direito, entre outros.

        Na última aula, Lair Loureiro Filho explicou que o ordenamento jurídico possui quatro características: universalidade, unidade, coerência e completude.  Também mencionou as espécies de interpretação: literal; lógica (feita mediante a perquirição e a conexão entre o sentido das diversas locuções e orações do texto legal) e sistemática (que considera todas as fontes – lei escrita, princípios gerais do Direito, costumes da sociedade e fatores sociais, econômicos, políticos).

        As aulas foram ministradas na sede da EJUS, localizada no mesmo edifício da Escola Paulista da Magistratura, no bairro da Consolação, em São Paulo.

 

        Comunicação Social TJSP – LS (texto) / MA (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP