São Carlos inicia edição 2018 do “Cidadania e Justiça também se Aprendem na Escola”

Projeto leva informações de cidadania a estudantes.

 

        Durante o ano, alunos de nove a 11 anos das escolas estaduais da Comarca de São Carlos recebem integrantes do sistema de Justiça para uma conversa informal sobre noções de cidadania, direitos e deveres. As palestras fazem parte do projeto Cidadania e Justiça também se Aprendem na Escola. Magistrados, promotores, advogados e policiais visitam os colégios para levar conhecimento a crianças da rede pública estadual.

        O lançamento da edição 2018, oitava já realizada na comarca, ocorreu ontem (27) na Escola Estadual Professor Bento da Silva Cesar e contou com a participação do juiz da 3ª Vara Criminal do Fórum de São Carlos, André Luiz de Macedo, do advogado David Pires, do defensor público Rodrigo Emiliano Ferreira e do tenente da Polícia Militar, Rocha Gonçalves.

        “O Projeto promove reflexões sobre os direitos e deveres dos cidadãos, ética, cidadania, solidariedade e justiça”, disse o magistrado. As crianças são multiplicadores da informação, espalhando o conteúdo aprendido para pais, irmãos, parentes, vizinhos. “É uma maneira de disseminar o conhecimento”, enfatizou.

        Os alunos recebem cartilhas do projeto e, a partir dos ensinamentos adquiridas nas palestras, desenvolvem atividades como ilustrações, poesias, redações que se transformam em um livro ao final de cada edição. O encerramento das atividades acontece no final do ano no Salão do Júri do fórum, em uma sessão solene com a presença de representantes dos três poderes.

 

        Cidadania e Justiça também se aprendem na escola

        O projeto tem como objetivo aproximar as crianças e as instituições ligadas à Justiça, bem como desenvolver a cidadania pelo aprendizado dos direitos e deveres, da ética e da responsabilidade social. Para isso, juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, advogados, policiais civis e militares visitam instituições de ensino periodicamente.

        A cartilha Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, produzida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, é distribuída aos alunos com antecedência e utilizada pelos professores em sala de aula, a fim de prepará-los para o dia da visita dos palestrantes. Nos encontros com os estudantes, são aprofundados os temas abordados na publicação.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / Lucas Reis Rodrigues (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP