EPM inicia curso ‘Temas atuais de responsabilidade civil’

Aula inaugural foi proferida por Gisela Sampaio da Cruz.

 

        Com a palestra “Problemas de nexo causal na responsabilidade civil”, teve início na última quarta-feira (11) o curso Temas atuais de responsabilidade civil da Escola Paulista da Magistratura (EPM). A aula inaugural foi ministrada pela professora Gisela Sampaio da Cruz e teve a participação do diretor da Escola, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, e do coordenador do curso, juiz Enéas Costa Garcia.

        Na abertura dos trabalhos, Francisco Loureiro salientou que cerca de 450 alunos participam do curso presencialmente e a distância e reafirmou o empenho da Escola em aumentar a oferta de cursos de curta duração sobre temas de maior relevância para a magistratura paulista.

        Gisela da Cruz lembrou que a responsabilidade civil tem passado por inúmeras transformações e destacou que o nexo causal é um dos temas mais intrincados da matéria. Ela enfatizou que o nexo de causalidade deve estar presente tanto na responsabilidade subjetiva quanto na objetiva e tem dupla função: permite determinar a quem se deve atribuir um resultado danoso e a extensão do dano. “De todos os desdobramentos do dano, o elemento da responsabilidade civil que vai dizer o que é efetivamente indenizável não é a culpa, mas sim o nexo de causalidade”, salientou, observando que na prática é comum se confundir culpa e nexo causal.

        A palestrante apresentou diversos exemplos e discorreu ainda sobre as teorias aplicadas ao nexo causal, sobre o tratamento do tema no âmbito internacional e sobre as diversas dificuldades que emergem do tema, como a causalidade interrompida, os requisitos para interrupção do nexo causal, a concorrência e cumulatividade de causas e a causalidade alternativa, apontando as respectivas implicações quanto à responsabilidade solidária, entre outros temas.

 

        Comunicação Social TJSP – RF (texto e fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP