Tribunal promove nova etapa do programa “De Zen com a Vida”

Atividade foi realizada no prédio da Bela Cintra.

 

        Em continuidade ao programa “De Zen com a Vida”, o Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, na tarde de ontem (17), aula de meditação sob a orientação da monja Coen Roshi. A atividade foi realizada no auditório do prédio da Bela Cintra.

        Ex-jornalista, Coen Roshi iniciou práticas regulares de zazenza significa sentar, e zen, meditar – na década de 1970, o que a levou ao monastério. É escritora e missionária oficial da tradição Soto Shu – Zen Budismo, com sede no Japão e fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Atualmente, reside no templo Tenzui Zenji, em São Paulo, onde preside o Conselho Religioso da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e do ViaZen/VilaZen do Rio Grande do Sul.

        A atividade teve início com uma explanação sobre a prática da meditação e seus benefícios. “Meditar independe de religião”, afirmou a monja, esclarecendo que a prática se dá de várias formas em diversas religiões – as ordens contemplativas no cristianismo, as ordens sufis no islamismo, a cabala no judaísmo etc. A palestrante falou da importância da meditação para nos tornarmos mais conscientes do funcionamento do corpo e da mente. Meditando, podemos identificar mazelas corporais, compreender as relações entre corpo e ambiente e observar melhor nossos pensamentos. “Em silêncio ouvimos melhor”, disse.

        Monja Coen também mencionou uma prática de meditação famosa atualmente, a mindfulness – atenção plena –, segundo a qual a mente deve estar presente onde o corpo está, isso é, concentrada na respiração, sem se deixar levar pela enxurrada de pensamentos que normalmente ocorre quando tentamos silenciar a mente. “É impossível parar de pensar, mas deixamos os pensamentos em outro plano e não prestamos atenção a eles.” Por meio da meditação, os índices de estresse e ansiedade diminuem e há melhora nos quadros depressivos.

        Após a breve palestra, os participantes – 20 funcionários do TJSP inscritos no programa – sentaram-se em almofadas (chamadas “zafus”), bancos de meditação ou cadeiras convencionais e praticaram a meditação zazen durante 20 minutos, sob as instruções da sensei (professora), além do Kinhin (meditação caminhando). Ao final, esclareceram dúvidas sobre a atividade.

        O programa “De Zen com a Vida” é uma iniciativa da Diretoria da Área da Saúde que visa estudar os efeitos da meditação no combate ao estresse e à ansiedade. O projeto conta com a participação de 20 funcionários, que serão analisados por psicólogos do TJSP ao longo de oito sessões. “Além do estudo sobre os benefícios da meditação, o intuito é formar agentes multiplicadores e levar o projeto a comarcas do interior do Estado”, afirmou Marcelo Angotti, idealizador do programa.

 

        Comunicação Social TJSP – DM (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP