Tribunal de Justiça inaugura novo Cartório do Futuro no Fórum João Mendes Júnior

É a quarta unidade instalada no local.

         O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou nesta terça-feira (24) a solenidade de instalação de mais uma Unidade de Processamento Judicial (UPJ) no Fórum João Mendes Júnior. Conhecido também como “Cartório do Futuro” e modelo reconhecidamente produtivo, a UPJ inaugurada é a 4ª do Fórum Central e abrange da 31ª até a 35ª Varas Cíveis Centrais.

        As UPJs unificam os cartórios, atualizam a divisão de tarefas e remodelam a distribuição dos recursos humanos e do espaço físico, que resulta em maior produtividade e eficiência. O juiz corregedor da nova unidade, Fabio de Souza Pimenta, em seu discurso destacou o valor do novo sistema de trabalho e elogiou o empenho da equipe. “A implantação desta nova unidade só foi possível graças ao comprometimento de todos, magistrados e servidores, e ao Tribunal de Justiça que busca atender o anseio da sociedade em distribuir Justiça”, disse.

        O presidente da Corte, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças destacou que as UPJs são a iniciativa "mais importante do TJ em termos de função jurisdicional”. “Aqui mais uma vez se concretiza a observância da diretriz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de valorização da primeira instância”, disse. “Cada vez que comparecemos a um ato singelo como este, mas tão referto de significados, nos enche de orgulho como servidores do povo paulista”, ressaltou.

        Ao encerrar a solenidade, o presidente enfatizou que “com o implemento das UPJs, há racionalização do serviço, melhor ocupação de espaços físicos e melhor gerenciamento dos recursos humanos”. O desembargador Pereira Calças informou também que ficou comprovado que as melhorias na estrutura resultam em até 60% de aumento de produtividade. “Esse novo modelo evidencia que esse é o caminho que o Tribunal de Justiça deve seguir – São Paulo é o protagonista do Judiciário nacional”, finalizou.

        Compareceram também ao evento o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto; os desembargadores Ricardo Mair Anafe (ex-presidente da Seção de Direito Público) e Antonio Maria Lopes; o juiz diretor da 1ª Região Administrativa Judiciária – Grande São Paulo, Regis de Castilho Barbosa Filho; a juíza diretora do Fórum João Mendes Júnior, Laura de Mattos Almeida; a vice-presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), juíza Vanessa Ribeiro Mateus, representando o presidente; o juiz assessor da Presidência Airton Pinheiro de Castro; o juiz assessor da Vice-Presidência Ronnie Herbert Barros Soares; a promotora de Justiça Maria de Fátima Rodrigues Pereira Leonel, representando o procurador-geral do Ministério Público e a Associação Paulista do MP; os magistrados das Varas que compõem a nova UPJ, Carla Themis Lagrotta Germano, Mariana de Souza Neves Salinas, Baiardo de Brito Pereira Junior, Gabriela Fragoso Calasso Costa, Priscilla Bittar Neves Netto,  Douglas Iecco Ravacci, Sergio da Costa Leite, Adilson Aparecido Rodrigues Cruz,  Adriana Sachsida Garcia e Gustavo Henrique Bretas Marzagão; a secretária da Primeira Instância (SPI) do TJSP, Simone Bento; demais juízes, promotores, autoridades civis e militares e servidores.

        Estatísticas - Dados de março de 2018 mostram que as cinco varas cíveis que formam o 4º Cartório do Futuro do Fórum João Mendes Júnior possuem 40,1 mil processos em andamento, com distribuição de 1.046 novas ações/mês. No modelo das UPJs, as varas permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe dedicada à realização de atividades do processamento digital, dentre outras.

        O aumento de produtividade produz reflexos no tempo médio de tramitação dos processos: estudos da Secretaria da Primeira Instância do Tribunal indicam diminuição de até 28% no tempo decorrido entre a data da distribuição do processo e a sentença, mesmo com quadro funcional menor em comparação às varas do modelo tradicional.

        Mais fotos no Flickr

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP