Novidade: instalação de Unidade Remota de Julgamento

Nova  perspectiva  de  tratamento  do  acervo.

 

         O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugura, nesta segunda-feira (4), às 14h30, no Fórum João Mendes Júnior, a Unidade Remota de Julgamento (URJ). O novo serviço é uma alternativa ao enfrentamento do acervo de processos que aguardam julgamento nas unidades judiciais de todo o Estado. A URJ traz nova perspectiva de tratamento dos processos em atraso, focada no cidadão e no cumprimento da obrigação legal de julgamento em ordem preferencialmente cronológica. 

         Regulamentada pela Portaria Conjunta nº 50/18, da Presidência e da Corregedoria-Geral da Justiça, funcionará em caráter experimental com quatro juízes auxiliares da Capital e alta exigência de produtividade. Serão julgados processos físicos e digitais, de qualquer competência e advindos de quaisquer unidades judiciais do Estado de São Paulo.  Por concentrar a atividade de julgamento em um grupo de magistrados e servidores exclusivamente dedicado a esse fim, permite-se o pronto atendimento ao cidadão que aguarda uma resposta do Poder Judiciário.

         A URJ vai ao encontro das metas de Priorização do Primeiro Grau de Jurisdição, estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e faz com que seja cumprido o art. 5º da Carta Magna, que preceitua: “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”.

 

Serviço:

Instalação da Unidade Remota de Julgamento (URJ)

Quando: Dia 4 (segunda-feira), às 14h30

Local: Fórum João Mendes Júnior (Praça Doutor João Mendes, s/nº 20º andar – Centro – São Paulo/Capital)

 

        Comunicação Social TJSP - RS (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP