Convênio TJSP/Apae: oportunidade de qualificação e inclusão a jovens aprendizes

Parceria também proporciona autonomia e convivío social.

 

        Comprometido com políticas de inclusão social, o Tribunal de Justiça de São Paulo mantém convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), para que jovens aprendizes com deficiência intelectual prestem serviços administrativos em unidades do TJSP. Firmado em outubro de 2014 e aditado em 2016, o acordo prevê a contratação de seis aprendizes, cumprindo jornada de seis horas diárias.

        Semanalmente, os jovens comparecem à Apae para realização de acompanhamento e atividades voltadas à capacitação profissional. A Apae realiza visitas mensais aos locais de trabalho, para acompanhamento e apoio aos jovens, bem como orientações aos gestores. As etapas do processo de recepção e alocação de aprendizes se repetem a cada novo grupo, cabendo à Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal (SGP) promover o alinhamento do processo de inclusão, atuando como interloculor entre as partes envolvidas.

        Os aprendizes prestam serviços no Tribunal por no máximo dois anos e, durante esse período, é realizado rodízio entre nas unidades de trabalho, para que tenham uma vivência profissional diversificada. O convênio entre TJSP e Apae já rendeu bons frutos: dos seis aprendizes que trabalharam no Tribunal no período de 2014/2016, quatro estão inseridos no mercado de trabalho formal, o que demonstra a importância da oportunidade de aprendizagem profissional e social. Para além da prestação de serviços administrativos, o convênio objetiva contribuir para a qualificação profissional desses jovens, auxiliando na aquisição de novos conhecimentos, autonomia, postura profissional e convívio social.

 

        Comunicação Social – DM (texto) / JT (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP