Cejuscs promovem atividades em prol da conciliação

Congresso em Osasco e curso de capacitação em Itaberá.

 

        O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Osasco promoveu nos dias 7 e 8 de agosto o congresso “Cultura da Paz na Resolução de Conflitos”. Já o Cejusc de Itaberá, realizou o primeiro “Curso de Mediação Judicial – 40 horas – Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, no período de 23 a 27 de julho.

 

        Osasco

        O congresso contou com palestras monja zen budista Coen Roshi, autora de vários livros falou sobre o tema “Como transformar uma cultura de violência em uma cultura de paz”. A juíza Vanessa Aufiero da Rocha, titular da 2ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca de São Vicente, com a palestra palestra “Cejusc e Cidadania”. O diretor de Secretaria do Juizado Especial Federal de Botucatu, Marcos Antônio Ferreira de Castro, discorreu sobre o tema “Constelação familiar e o Direito: o novo caminho rumo à paz social”. No dia 8, aconteceu a roda de conversa e debate sobre cultura e mediação na resolução de conflitos. “Acreditamos que a cultura da paz seja o caminho da mudança para uma cidade, um país e um mundo melhor”, afirmou o juiz coordenador do Cejusc de Osasco, Mario Sérgio Leite.

 

        Itaberá

        O curso de capacitação em Itaberá, coordenado pela juíza Heloisa Assunção Pereira, foi ministrado pelas instrutoras cadastradas no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo (Nupemec) Deborah Baptistella Sundfeld e Rosemeire de Lurdes Quirino Sawaya Donadelli. As aulas foram divididas em duas etapas, uma realizada no Salão do Júri do Fórum da Comarca e outra, na sede do Cejusc de Itaberá. O curso, gratuito, teve o objetivo de capacitar novos mediadores judiciais, que irão exercer a função pública de auxiliar as partes na resolução de conflitos, de forma consensual, sem a necessidade de uma decisão judicial. O conciliador ou mediador ajuda os envolvidos na demanda a encontrarem uma solução, juntos, dentro da lei.

        Dezesseis pessoas, entre servidores do TJSP, professores, assistentes sociais, psicólogos e advogados participaram do curso, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Itaberá e do Fundo Social do município. Após a conclusão do módulo teórico, os participantes cumprirão 60 horas de estágio supervisionado em audiências do próprio Cejusc.

 

        Comunicação Social TJSP – VT e GA (texto) / Divulgação (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP