TJSP promove nova Campanha de Doação de Sangue

Fórum da Penha recebeu a 10ª edição do evento.

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas e da Diretoria de Assistência e Promoção de Saúde (SGP 4), realizou nova campanha de doação de sangue. A 10ª edição aconteceu ontem (15), no Foro Regional VI - Penha de França. O objetivo é não só ajudar quem precisa, mas também estimular o hábito da doação entre servidores e magistrados. Após rápido cadastro e triagem, os voluntários estão prontos para salvar vidas. Cada bolsa de sangue pode ser a salvação de até quatro pessoas.

        O juiz diretor do foro, Paulo Roberto Fadigas Cesar, estava presente na campanha e falou da importância das doações. “Combinamos com a SGP a realização do evento aqui no Fórum da Penha, uma vez que percebemos a grande demanda de servidores interessados em doar. Eles vieram espontaneamente, durante todo o dia, dar essa contribuição. Sabemos que muitos, às vezes num momento crucial da vida, precisam de transfusão sanguínea e estamos aqui para colaborar”, disse o magistrado.

        A 10ª edição da campanha contou com, aproximadamente, 50 doações. Um dos participantes foi José Adalberto Reis de Oliveira, segurança do local, doador de primeira viagem: “Sempre vejo na televisão pessoas que precisam de doação e estou aproveitando essa oportunidade que o TJ nos dá. Na minha família já houve caso de gente que dependia de bolsa de sangue para viver, então resolvi fazer a minha parte”.

        Os voluntários preenchem um cadastro inicial e passam pela triagem hematológica para verificação de sinais vitais e teste de anemia. Em seguida, são encaminhados para entrevista com um médico e respondem um questionário, de forma confidencial, que visa proporcionar segurança, tanto para o doador como para o paciente que receberá a transfusão. Os participantes recebem os resultados de exames sorológicos e de tipagem sanguínea.

        A campanha, que é itinerante, contou mais uma vez com a parceria do Banco de Sangue Paulista, que levou ao fórum uma equipe treinada de médicos e auxiliares, além de equipamentos para coleta. Desde a criação do evento, muitas unidades da capital já participaram, como Palácio da Justiça, Fórum João Mendes Júnior, Fórum de Santo Amaro, Complexo do Ipiranga, Complexo do Tatuapé e Fórum Criminal Ministro Mário Guimarães (Barra Funda). A próxima está prevista para acontecer no Foro Regional II - Santo Amaro, nos dias 16 e 17 de outubro.

 

        Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP