Homem é condenado por receptação de instrumentos musicais

Instrumentos pertenciam à cantora Rita Lee e banda.  

 

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, manteve a decisão de primeira instância para condenar um homem por receptação de instrumentos musicais. Os equipamentos pertenciam aos artistas Rita Lee, Roberto de Carvalho e demais integrantes da banda, e foram subtraídos por uma quadrilha de roubo de cargas. A pena fixada foi de três anos de reclusão, em regime aberto, substituída por prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas pelo mesmo período.

De acordo com os autos, o réu teria adquirido quatro guitarras em uma feira pelo valor de R$ 1 mil, sem nota fiscal, e vendeu os produtos para um terceiro, pelo triplo do valor. Em sua defesa, alegava que não sabia a procedência dos instrumentos. A turma julgadora, no entanto, entendeu que as provas do processo caracterizaram o crime, sendo incontroverso que ele exerceu a detenção direta dos produtos.

“O crime de receptação, cometido sempre na clandestinidade, é daqueles que pode ser comprovado por indícios de que o agente, como no caso em questão, tem ciência da origem criminosa do bem, e o mantém em seu poder”, afirmou o relator do recurso, Freitas Filho, em seu voto. E completou: “O acusado adquiriu guitarras por valor muito inferior ao de mercado e sequer solicitou a nota fiscal dos produtos”.  

O julgamento também teve a participação dos desembargadores Otavio Rocha e Reinaldo Cintra. A votação foi unânime.  

 

Apelação nº 0075300-32.2011.8.26.0050  

 

Comunicação Social TJSP - RN (texto) / internet (foto ilustrativa)

imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP