Transformação digital traz mais agilidade ao TJSP

Objetivo é melhorar a colaboração e a eficiência.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) inaugura uma nova era digital com a atualização do conjunto de aplicativos para escritório em todos os computadores das unidades judiciais do Estado para o Office 365. No total, foram adquiridas 54.861 novas licenças do pacote completo do serviço de assinatura mais recente da Microsoft, com atualizações de segurança e suporte técnico contínuo sem custo adicional.

        A ferramenta disponibiliza um espaço em nuvem significativamente maior de armazenagem nas caixas de e-mail, além de permitir a edição simultânea de documentos pelas equipes de trabalho. A nova capacidade é de 50 a 100 gigabytes, em substituição às contas atuais de e-mail com no máximo 2 gigabytes.

        A primeira novidade a entrar no ar, o Skype For Business, possibilita que todos os magistrados e servidores do Judiciário paulista tenham acesso aos serviços de mensagens instantâneas, gravação de audiências em tempo real, compartilhamento de documentos e realização de reuniões remotas. Antes, com o antigo Lync, cerca de 20 mil usuários dispunham da funcionalidade. Agora, com a modernização, 100% dos funcionários, aproximadamente 43 mil servidores e 2,6 mil magistrados, serão contemplados com licenças de usuários únicos, incluindo estagiários e terceiros em um segundo momento do processo de implantação.

        Mais uma novidade é a disponibilidade de 1 terabyte (1.000 gigabytes) de armazenamento de arquivos em nuvem para cada usuário no aplicativo OneDrive. Essa funcionalidade possibilita que os trabalhos sejam salvos em servidores externos, mantendo-os imunes a eventuais danos físicos ao disco rígido do computador. Além disso, os arquivos na nuvem podem ser acessados de qualquer dispositivo conectado à internet.

        “A Secretaria de Tecnologia da Informação trabalhou duramente ao longo de 2018 para trazer a todos os magistrados e servidores uma nova plataforma de tecnologia extremamente moderna. É uma grande conquista que vai facilitar a forma como todos trabalham”, comemora Maria Rita Rebello Pinho Dias, juíza assessora da Presidência para Tecnologia, Gestão e Contratos (TGC).

        Paula Lopes Gomes, também juíza assessora da Presidência para TGC, acredita que o ano de 2019 promete ser de inovação, colaboração e tecnologia para o TJSP. “Além do pacote de ferramentas que conhecemos, teremos outros aplicativos e novidades que vão aumentar nossa produtividade. Teremos um tribunal mais cooperativo, mais integrado e mais produtivo.”

        Com a mudança, a fim de familiarizar os servidores, foi lançada a campanha com o slogan “#TJSP365 – Inovador, simples e para todos”. Um novo layout na tela inicial de acesso aos computadores sinaliza a novidade e, ao longo das próximas semanas, comunicados, e-mail marketing e banners na Intranet reforçarão os benefícios da iniciativa.

        O período de implantação gradual nas comarcas terá duração de oito meses. A previsão, portanto, é de que em setembro os aplicativos do Office 365 estejam em pleno funcionamento para todos no TJSP.

 

        Você sabia que...

        - O novo espaço em nuvem de 1 terabyte para cada usuário é suficiente para armazenar 189 anos de publicações diárias de 15 mil páginas do Diário da Justiça Eletrônica (DJE) em formato pdf?

        - A nova capacidade nas caixas de e-mail, de 50 a 100 gigabytes, pode armazenar de 10 a 20 anos de publicações diárias do DJE em pdf?

 

        N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 9/1/19.

 

        Comunicação Social TJSP – AL (texto) / JT (arte) /DG e MC (layout)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP