Judiciário se despede do desembargador Egidio Jorge Giacoia

Magistrado participou de última sessão antes da aposentadoria.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo se despediu, ontem (26), do desembargador Egidio Jorge Giacoia, que recebeu homenagens da 3ª Câmara de Direito Privado na última sessão de julgamento, antes de sua aposentadoria. Além da homenagem na Câmara, o desembargador também recebeu os cumprimentos do presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, em reunião no Gabinete da Presidência. O presidente, em nome seu e de todos os magistrados paulistas, agradeceu a dedicação do desembargador Egidio Giacoia à Justiça durante os seus 35 anos de carreira. “O Tribunal não perde um magistrado com vasto conhecimento jurídico e serenidade porque votos continuarão a nortear os juízes da nossa Corte”. Segundo o desembargador Pereira Calças, "a experiência, a serenidade e o pertencimento que o desembargador Egidio Giacoia dispensou ao Judiciário e aos jurisdicionados fazem desse magistrado um exemplo a ser seguido pelos juízes que ingressam na carreira. Foram anos de dedicação, trabalho, respeito, cordialidade e lhaneza.    

        Na homenagem, que aconteceu na sessão da 3ª Câmara, o vice-presidente da Corte, desembargador Artur Marques da Silva Filho, e o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho, também prestigiara o colega, assim como magistrados, advogados e servidores. Artur Marques relembrou momentos da carreira ao lado de Egidio Giacoia e lamentou a aposentadoria do colega. “Certamente, perdemos uma longa experiência presente, muito profunda e profícua”. O presidente da 3ª Câmara de Direito Privado, desembargador Carlos Eduardo Donegá Morandini, afirmou que é mais fácil entrar na magistratura que deixá-la e exaltou a atuação do homenageado. “Sua prudência não se transformou em omissão.”

        Também fizeram uso da palavra os magistrados que compõem a 3ª Câmara de Direito Privado: os desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira, Dácio Tadeu Viviani Nicolau, Carlos Alberto de Salles e João Pazine Neto (que ocupará a vaga deixada por Egidio Giacoia na 3ª Câmara) e os juízes Alexandre Augusto Pinto Moreira Marcondes, Nilton Santos Oliveira e Maria Salete Corrêa Dias. A procuradora de Justiça Wanderleya Lenci, representante do Ministério Público, também saudou o desembargador e desejou felicidades na nova fase da vida.

        Egidio Jorge Giacoia, em emocionado discurso, agradeceu aos colegas pelos elogios e demonstrações de carinho. “É com um sentimento de alegria e tristeza que faço uso da palavra neste momento. Alegria pela sensação do dever cumprido durante os 35 anos que tive a honra de integrar, na ativa, o Poder Judiciário paulista. Tristeza por deixar o convívio diário com todos os colegas e amigos, sem os quais a jornada não seria concluída.” Também fez questão de agradecer a várias pessoas que que fizeram e fazem parte de sua vida, como colegas de carreira, servidores e, especialmente, aos familiares. "Não poderia encerrar, sem antes prestar meus sinceros agradecimentos e homenagem a quem efetivamente merece, a minha querida família. A minha mãe Ana Sogayar Giacoia, verdadeira heroína e responsável por tudo. A Joana Helena, minha esposa e companheira querida de todos as horas. A meus queridos filhos Ana Maria, Leonardo e Egidio Júnior, razão de minha existência. A meus irmãos Oswaldo e Sirlei, Gilberto e Alair, e, a todos que formam nosso querido conjunto das famílias."

        Ao final de sua fala, o desembargador foi homenageado pelos colegas com uma placa, entregue pelo presidente da câmara.

        Prestigiaram a sessão os desembargadores Henrique Nelson Calandra; João Carlos Saletti (10ª Câmara de Direito Privado); Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público, biênio 2014/2015); Israel Góes dos Anjos, Sérgio Gomes e Pedro Yukio Kodama (27ª Câmara de Direito Privado); Fernando Luiz Sastre Redondo (38ª Câmara de Direito Privado); e a desembargadora Marcia Regina Dalla Déa Barone (2ª Câmara de Direito Privado).

 

        Trajetória – Natural de Ribeirão Claro (PR), Egidio Jorge Giacoia nasceu em fevereiro de 1948. Tornou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru (turma de 1970). Ingressou na magistratura em 1983, como juiz substituto da 24ª Circunscrição Judiciária, com sede em Avaré. Também judicou em Santa Adélia, Palmital, Jacareí e Capital. Foi promovido ao cargo de juiz substituto em 2º grau no ano de 2001 e, em 2007, a desembargador do TJSP.

 

        Comunicação Social TJSP – DM (texto) / DG (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP