TJSP participa de fórum sobre recuperação judicial, mediação e governança

Magistrados palestraram para especialistas.

 

    O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, participou, hoje (11), do fórum Inovações na recuperação judicial: mediação e governança corporativa, realizado pela CEU Law School na Capital paulista, que reuniu magistrados, juristas, advogados, administradores judiciais, mediadores, empresários e interessados no debate do tema. Na ocasião, o presidente foi recebido pela professora Adriana Pugliesi e pela advogada Alessandra Fachada Bonilha.

    Integrando a mesa de abertura, o desembargador Pereira Calças proferiu palestra sobre o tema “Como alcançar eficiência e celeridade na Recuperação Judicial?”. O presidente discorreu sobre a atuação do Judiciário paulista na administração dos processos de recuperação de empresas, exaltando todas as formas de solução de conflitos. “Sou um grande incentivador de todas as práticas que levem à composição de todos os litígios e conflitos que ocorrem no grupo social sem que haja uma vinculação direta em que caiba ao Poder Judiciário o monopólio da função jurisdicional”, afirmou. “Nem os chamo mais de meios alternativos de solução de conflitos. A chancela do Judiciário não dá à solução proposta pelo magistrado a qualidade de ser melhor que a solução obtida por outros meios que não a via judicial.”

    Ao lado de Pereira Calças, compuseram a mesa de abertura a professora Adriana Pugliesi; o presidente executivo da Turnaround Management Association do Brasil (TMA-Brasil), Luiz Fernando de Paiva; e a juíza da 25ª Vara Cível, Renata Mota Maciel Madeira Dezem.

    O fórum também contou com a participação do desembargador Alexandre Alves Lazzarini, da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, no último painel do evento, em que abordou o tema “Aspectos de convergência entre Governança Corporativa e Recuperação Judicial”. O desembargador José Roberto Coutinho de Arruda, o promotor de Justiça Eronides Santos e a advogado Cláudia Elisabete Schwerz, ela representando o presidente da OAB SP, prestigiaram o fórum.

 

    Comunicação Social TJSP –  DM (texto) / KS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail