Módulo de Custas é apresentado a coordenadores e assistentes judiciais do Fórum João Mendes Junior

Objetivo é aprimorar cálculo e fiscalização de custas.

    Com o objetivo de aprimorar o cálculo e a fiscalização de custas judiciais, foi desenvolvido o projeto piloto “Módulo de Custas – SAJ/PG5”, apresentado nesta segunda-feira (22) aos primeiros servidores que passarão pelas novidades. A exposição do Módulo, que será implementado no próximo dia 29 no Fórum João Mendes Júnior e no Juizado Especial Cível Central, foi feita a coordenadores e assistentes judiciários das varas do Fórum João Mendes Junior. A segunda apresentação acontecerá amanhã (23), direcionada a coordenadores e assistentes judiciários das varas do Juizado Especial Cível Central.

    A ideia é proporcionar rapidez e flexibilidade no cálculo de custas em todas as fases, permitindo mais controle no recolhimento. Equipe técnica da Secretaria de Primeira Instância (SPI) que participou da homologação do Módulo de Custas, e contou com o apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), será responsável pela coleta de dados e informações, bem como prestará todas as orientações necessárias aos servidores participantes do piloto. Como parte desse processo, foi disponibilizado o curso “Cálculos - SAJ/PG5”, com inscrições já encerradas, disponibilizado no dia 10 de abril e que poderá ser acessado até 10 de maio somente pelas duas unidades envolvidas no piloto.

    A juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) Cinara Palhares disse que a nova ferramenta vem para aprimorar a fiscalização do recolhimento das custas. “Está nas Normas da Corregedoria que é dever do escrivão, antes de arquivar o processo, verificar se todas as custas foram recolhidas”. Já a diretora da SPI 3, Marinele Feitosa Guimarães Pavão, falou sobre a importância do comprometimento dos servidores: “A nossa proposta principal é que cada um fiscalize muito bem o recolhimento de custas, trabalho essencial para a nossa instituição” A servidora também agradeceu à juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias, “idealizadora do projeto há muitos anos”.

    Também participaram da mesa e das apresentações a secretária da SPI, Simone Bento, e os servidores Marciolei Almeida da Silva, Nelson Trus Cabral, Jean Carlos Soares de Souza, Marcelo Augusto de Souza Neves, Hudson Carvalho de Camargo e Lucas Evilácio Silva Siqueira.

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP