Décio Rodrigues e Afonso Faro são promovidos ao cargo de desembargador do TJSP

Magistrados têm 30 anos de carreira.

 

    Em posse administrativa, realizada ontem (16) no Gabinete da Presidência, Décio Luiz José Rodrigues e Afonso de Barros Faro Júnior assumiram o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ambos completarão 30 anos de carreira no mês de outubro – ingressaram na Magistratura em 1989, após aprovação no 157º concurso. “Eles têm histórias muito similares, com pontos de coincidência. Ambos nasceram em 1965, se formaram pelas arcadas do Largo São Francisco e ingressaram na magistratura paulista no mesmo dia: 24 de outubro de 1989”, destacou o presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças.

    Em nome do Conselho Superior da Magistratura, o presidente deu as boas-vindas aos novos integrantes do Tribunal Pleno. “Estamos felizes por participar desse momento tão importante, o mais glorioso na vida de um juiz. A Magistratura é uma carreira honrosa, mas que traz grandes deveres”, declarou Pereira Calças. “É uma honra estar na condição de presidente da Corte para poder dar posse a dois excelentes magistrados.”

    Décio Rodrigues agradeceu aos familiares e colegas que fizeram questão de estar presentes na posse administrativa. “Sempre imaginei esse momento, o ápice da carreira, ao lado dos amigos. Passa um filme na cabeça, relembrando tudo que já vivi até aqui”, disse. Ele fez um agradecimento especial ao vice-presidente, desembargador Artur Marques da Silva Filho, com quem trabalhou como juiz assessor desde o início da gestão.

    Afonso Faro também falou sobre a emoção ao assumir o cargo de desembargador. Destacou que é um momento de alegria e de festa, mas, também, de transição e muito trabalho. “Continuaremos a honrar a toga”, disse. Ele lembrou que há cerca de 30 anos participou da posse de seu pai no mesmo cargo: “Hoje entendo a alegria dele naquele momento”. Agradeceu, ainda, aos familiares, amigos, magistrados e servidores presentes.

    Também participaram da solenidade o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Torres Garcia; a namorada do desembargador Afonso Faro, juíza Maria Fernanda de Toledo Rodovalho; os filhos do desembargador Faro, Enrique e Tiago; a esposa do desembargador Décio Rodrigues, Cristina Rodrigues; os filhos Mariana e Pedro Luiz;  muitos desembargadores; juízes; amigos; familiares e servidores da Justiça.

 

    Trajetórias

    Afonso de Barros Faro Júnior – Nasceu em 1965, na Capital paulista. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1988. Ingressou na Magistratura de São Paulo em 1989, como juiz substituto da 51ª Circunscrição Judiciária, com sede em Caraguatatuba. Ao longo da carreira, trabalhou nas comarcas de Cananéia, Praia Grande, São Vicente, Santos e na Capital. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau no ano de 2015. Assume o cargo decorrente da aposentadoria do desembargador José Fernandes Freitas Neto.

    Décio Luiz José Rodrigues – Natural de São Paulo, nasceu no ano de 1965. É formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1988. Assumiu o cargo de juiz substituto da circunscrição Judiciária de Sorocaba em 1989. Também trabalhou nas comarcas de Auriflama, Cruzeiro, São Caetano do Sul e São Paulo. Assume o cargo decorrente da aposentadoria do desembargador Ricardo Anders de Araújo.

 

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / RL (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP