TJSP recebe alunos do Instituto Damásio de Direito para júri simulado

Prática visa aproximar os estudantes dos ritos jurídicos.

 

        O tradicional Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de São Paulo, recebeu ontem (7) alunos do Instituto Damásio de Direito da Faculdade IBMEC para a realização de um júri simulado. A prática, comum nos cursos de direito do país, permite que alunos pratiquem a oratória e se familiarizem com os ritos do julgamento. A simulação foi baseada em um caso verídico, ocorrido em 2011 e com trânsito em julgado, em que a ré ateou fogo no ex-marido, enquanto a vítima dormia, após uma discussão acalorada. Após 16 dias internado e com 70% do corpo queimado, o homem faleceu.

        O júri simulado foi organizado pela professora mestra Daniela Rodrigues da  Silva Matos, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica do Instituto, e contou com a presença de cerca de 80 pessoas, entre alunos, familiares e convidados, além das advogadas Erica Quaresma dos Santos José e Jessica Almeida Moraes. “Eu estou muito orgulhosa dos meus alunos. Já fiz muitos júri simulado aqui, mas poucas vezes tive a emoção que senti hoje, de ver todos felizes por estarem participando dessa atividade”, comentou a professora.

        Na abertura do júri simulado,  o coordenador do curso de direto do Instituto Damásio de Direito, professor mestre Anderson Eliseu da Silva, agradeceu ao TJSP e afirmou que “é muito gratificante poder unir uma atividade prática e jurídica na casa do Tribunal de Justiça de São Paulo, um lugar tão magnífico”.

A prática contou com a presença de estudantes do oitavo e nono semestres do Instituto, que compuseram o corpo composto pelo juiz presidente do Júri, o Ministério Público, a promotoria, os advogados e a ré. Entre os jurados estiveram, além dos estudantes do Instituto Damásio de Direito, alunos do curso de direito da Universidade Paulista (Unip), campus Marquês de São Vicente, convidada pela organização. Em decisão por maioria de votos, o júri simulado decidiu pela a absolvição da ré. Apos a simulação, a professora e as advogadas receberam um certificado.

  

        Mais fotos no Flickr

 

        Comunicação Social TJSP – AA (texto) / FV e RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP