Exposição “Tribunal de Justiça Bandeirante – sua história, seus personagens” chega à Comarca de Jaú

Coral de crianças da cidade participou do lançamento.

 

        Depois de passar pela Capital e pelas comarcas de Marília (5ª RAJ), Lins (2ª RAJ), Birigui (2ªRAJ), Catanduva (8ª RAJ) e São Carlos (6ª RAJ), a exposição “Tribunal de Justiça Bandeirante – sua história, seus personagens” chega ao fórum de Jaú (3ª RAJ), localizado na Avenida Rodolpho Magnani, 766, onde fica até o dia 8 de agosto. Para inaugurar a mostra, magistrados e servidores receberam o Coral do Projeto de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Casa da Criança de Jaú.

        Participaram da cerimônia a coordenadora da 33ª Circunscrição Judiciária (Jaú), desembargadora Lucila Toledo Barros Passarelli, que representou o presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o coordenador do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho; a juíza diretora do Fórum de Jaú, Carina Lucheta Carrar, o prefeito de Jaú, Rafael Lunardelli Agostini; magistrados; promotores; advogados e servidores.

        A mostra, que celebra os 145 anos de instalação da Corte paulista, é aberta ao público e traça um panorama histórico do Judiciário a partir de 22 banners adesivados em totens, que trazem foto-biografias dos primeiros e dos atuais dirigentes do TJSP. Lançada em 25 de março, na Capital, percorrerá diversas comarcas do Estado, contemplando todas as Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs).

        Confira os próximos locais:

        Itú – 9/8 a 22/8 (10ª RAJ)

        Jundiaí – 23/8 a 9/9 (4ª RAJ)

        Taubaté – 10/9 a 30/9 (9ª RAJ)

        Itanhaém – 1º/10 a 21/10 (7ª RAJ)

        Guarulhos – 22/10 a 11/11 (1ª RAJ)

 

        História

        Fundado em 1874, o Tribunal de Justiça de São Paulo – considerado um dos maiores tribunais em atividade do mundo – completou, em 3 de fevereiro, 145 anos de história. O TJSP é responsável por cerca de 20 milhões de ações – 32,4% do total de processos em trâmite na Justiça Estadual no Brasil – e recebe aproximadamente 5,5 milhões de novos casos por ano. A primeira instância conta com 2,6 mil magistrados, enquanto o segundo grau é formado por 360 desembargadores. A força de trabalho do Judiciário paulista reúne um total de 68.676 servidores, terceirizados, estagiários e auxiliares, conforme informações do Relatório Justiça em Números 2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

        Na abertura da exposição, em São Paulo, o presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, afirmou que a história do Judiciário paulista “nos incentiva e nos estimula a seguirmos adiante carregando a bandeira daqueles que nos antecederam”.

 

        Comunicação Social TJSP – AA (texto) / JT (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail