TJSP na Mídia – Projeto de Justiça Restaurativa de São José do Rio Preto é destaque na Rede Record

Matéria foi exibida na última quarta-feira (21).

 

        O projeto de Justiça Restaurativa da Comarca de São José do Rio Preto foi destaque no jornal SP Record, da Rede Record de Televisão. A matéria foi ao ar na última quarta-feira (21).

        A reportagem aborda o projeto, implementado pela Vara da Infância e da Juventude (VIJ) da comarca, que busca a pacificação social por meio do diálogo entre adolescentes infratores, vítimas e sociedade. É formado por práticas que promovem o contato entre o jovem agressor e as vítimas, com o intuito de fazer com que ele se conscientize dos males causados e se responsabilize pela reparação dos danos.

        Em São José do Rio Preto, todos os estabelecimentos de ensino municipais são conveniados com a Vara da Infância e a aplicação do método tem ajudado na redução da violência dentro das escolas, além de promover maior envolvimento do aluno com o ambiente escolar. “O projeto consiste basicamente em levar uma cultura de paz às escolas, mas desde que os próprios alunos tomem o protagonismo desse movimento de paz. São vários meios estruturados, desde círculos restaurativos até mesmo a participação mais efetiva dos alunos na forma como a escola vai se apresentar. São meios que fazem com que eles se sintam responsáveis e autônomos dentro do grupo escolar”, afirmou a juiz Evandro Pelarin, titular da VIJ.

        Acesse aqui a reportagem.

 

        Comunicação Social TSJP – AM (texto) / LF (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail