Unisa realiza júri simulado no Palácio da Justiça

Atividade teve a presença de professores e alunos.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, hoje (11), alunos da Universidade de Santo Amaro (Unisa) para a realização de júri simulado. A atividade aconteceu no tradicional Salão do Júri – que, entre 1927 e 1988, recebeu julgamentos célebres, como os de Lindomar Castilho e “Chico Picadinho” – e auxiliou os estudantes a ganharem experiência e se familiarizem com os ritos do julgamento. Na abertura do evento, a juíza da 27ª Vara Cível, Renata Martins de Carvalho, que também é professora doutora do curso de Direito, agradeceu à Universidade e ao Tribunal por viabilizarem a atividade. “É uma oportunidade única estar neste espaço e atuar como juíza-presidente de um júri. Obrigada aos organizadores e coordenadores da Unisa pelo convite”, afirmou.

        Os alunos se basearam em um caso real de homicídio qualificado e ocultação de cadáver, em que o réu foi condenado a 13 anos de prisão em regime inicial fechado. A magistrada do TJSP presidiu o Júri simulado, enquanto os alunos do 6º, 8º e 10º semestre do curso de Direito dos campus Santo Amaro e Marechal Deodoro interpretaram jurados, réu, promotores, advogados e serventuários. Após mais de duas horas de prática para oitiva de quatro testemunhas (duas de acusação e duas de defesa), interrogatório do réu e debates, os jurados, em votação secreta, reconheceram a materialidade do delito de homicídio e a autoria do crime, porém, por maioria de votos, absolveram o acusado, que alegava legítima defesa.

        Depois da leitura da sentença, a juíza agradeceu as palavras de carinho dos colegas. “Nós, do Tribunal de Justiça, temos muita satisfação em recebê-los. Meus parabéns aos alunos, que fizeram um trabalho excelente”, completou. A atividade foi organizada pelo professor Renato Watanabe de Morais. Participaram da simulação os coordenadores do curso de Direito da Unisa, professores Roberta Vicente de Carvalho, Gilberto Kenji Futada e James Alan Franco, o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica, João Paulo Gunutzamann Ferreira Silva, a advogada orientadora do Núcleo, Juliana Dalla Torre Martins, os professores Michel Bertoni, André Ulrich Pinto, Cristhiane Bessas Juscelino, Luis Carlos Pilegge Costa e Lincoln Nogueira Marcellos, e a advogada e membro da Comissão da Anacrim, Débora de Castro Epifanio.

        As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais pelo telefone (11) 3117-2596.

 

        Mais fotos no Flickr.

 

 

        Comunicação Social TJSP – AA (texto) / KS e LP (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP