Reitor da Universidade Europeia é recebido no Judiciário paulista

Professor é reconhecido no cenário europeu.

 

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, recebeu, hoje (15), no Gabinete da Presidência, o reitor da Universidade Europeia, professor António Pedro Barbas Homem, que também é conselheiro para questões educacionais no Vaticano e catedrático da Universidade de Lisboa, onde já atuou como vice-reitor. Também recepcionaram o professor os desembargadores Paulo Celso Ayrosa Monteiro de Andrade e Adilson de Araujo e juíza Renata Mota Maciel Madeira Dezem (2ª Vara Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem) e a juíza assessora da Presidência (Gabinete Civil) Camila de Jesus Mello Gonçalves.

        Após a reunião no Gabinete da Presidência, o desembargador Pereira Calças acompanhou o docente em uma visita monitorada pelo Palácio da Justiça.

        Culto ao Magistério – Na data em que se comemora, no Brasil, o “Dia do Professor”, o encontro de três mestres – já que reitor António Pedro Barbas Homem estava acompanhado pelo desembargador Marco Antonio da Silva, que se aposentou neste mês para assumir uma cátedra na Universidade Europeia (Lisboa) – discorreu sobre discussões acadêmicas. O professor português, que é reconhecido além das fronteiras lusitanas, foi diretor do Centro de Estudos Judiciários de Portugal e integrante do Conselho Nacional de Educação daquele país. Em terras brasileiras, também o professor Pereira Calças tem vasta atuação na área acadêmica (Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade Nove de Julho e Faculdade de Direito de Bauru/ITE). Ele também foi vice-diretor (2014/2015) e coordenador Acadêmico (2014/2015) da Escola Paulista da Magistratura.

        Sobre o visitante – António Pedro Barbas Homem tem doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo ocupado anteriormente o cargo de pró-reitor (2008-2010) e vice-reitor nessa Universidade (2010-2011). Especialista na área do Direito, publicou mais de 10 livros nas áreas da História do Direito, Teoria e Filosofia do Direito e do Estado, Relações Internacionais, História das Relações Internacionais, História das ideias Políticas e Direito da Educação. Escreveu também vários artigos científicos e anotações, nomeadamente, nos domínios do Direito do Medicamento, Metodologia Jurídica e Teoria do Direito e Direito da Educação.

 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / PS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP