“Quintas no Museu” realiza edição com música clássica

Quarteto de cordas apresentou obra de Haydn.

 

        O Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nesta quinta-feira (24), mais uma edição do projeto “Quintas no Museu”, desta vez com obras clássicas apresentadas pelo Quarteto Cromos. O grupo de câmara, formação peculiar no cenário musical brasileiro, transportou o público presente no Palacete Conde de Sarzedas aos grandes palácios e cortes do século XVIII, ao executar os quatro movimentos do Opus 20 Nº4 em D Maior, de Franz Joseph Haydn, além de outras obras.

        O coordenador do Museu, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho, saudou a todos em nome do vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho, e cumprimentou o público. Nas palavras deixadas pelo vice-presidente, o desembargador destacou a importância da preservação e incentivo à arte nos dias atuais. “Haydn é considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental, do Barroco até o início do Classicismo, tendo sido considerado a ponte e o motor que permitiram que esta evolução ocorresse.”

        Na abertura, o quarteto homenageou Mozart ao brindar o público com a execução do primeiro movimento de “Uma pequena serenata noturna”. Em seguida, os quatro movimentos do Opus 20 de Haydn - I. Allegro di Molto, II. Un poco Adagio Affettuoso, III. Allegretto alla zingarese e IV. Presto scherzando – foram brilhantemente executados, para enlevo dos ouvintes. Entre uma peça e outra, os músicos compartilhavam curiosidades sobre o compositor e suas obras. O bis da apresentação ficou por conta da escolha inusitada do quarteto de “Stand by me”, consagrada na voz de Ben E. King.

        O quarteto foi ovacionado pelo público. “Agradecemos muito por esta oportunidade de poder tocar para vocês, neste espaço tão belo. Preservar este local é uma dádiva para São Paulo”, declarou o violinista Dario Oliveira, que compõe o grupo juntamente com David Monteiro (violinista), Matheus Cavalari (violoncelo) e Victor Rodrigues Ribeiro (viola). Ao final do evento, os músicos receberam o certificado de participação do coordenador do Museu, desembargador Octavio Augusto.

        Prestigiaram a apresentação os desembargadores Maria Cristina Zucchi e Alexandre Alves Lazzarini, bem como servidores e público em geral. O projeto “Quintas no Museu” promove apresentações culturais gratuitas uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, aberta ao público em geral, no Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo (Palacete Conde de Sarzedas).

 

        Comunicação Social TJSP – TM (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP