Programa Saúde Itinerante atende servidores do Prédio Administrativo Brigadeiro Luis Antônio

Evento contou com palestras, orientações e exames.

        O Programa “Saúde Itinerante – Capital” chegou ao Prédio Administrativo Brigadeiro Luis Antônio. Nos dias 5 e 6, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Diretoria de Assistência e Promoção à Saúde (SGP 4), ofereceu aos servidores exames e palestras temáticas.

        Entre os assuntos abordados, a importância da alimentação saudável associada à prática de atividades físicas; a ligação entre a qualidade do sono e o stress; tabagismo e alcoolismo como válvulas de escape para as dificuldades do dia a dia; e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Também entraram em pauta apresentações sobre higiene e saúde bucal, com explicações sobre a correta forma de escovação dos dentes, limpeza da língua e uso adequado do fio dental.

        Nos dois dias de atividade, o programa atendeu mais de 200 pessoas, entre servidores, estagiários e terceirizados. O evento teve a participação da equipe multidisciplinar da SGP 4, composta de 11 profissionais da saúde, além de sete funcionários do setor administrativo, sob a orientação da coordenadora de Apoio Administrativo aos Eventos de Promoção à Saúde, Andrea Cristina Menezes Pires Correa.

        O cronograma de atividades contou com atendimento especializado aos participantes em “estações de prevenção”, com serviços de avaliação do índice glicêmico, aferição da pressão arterial, oroscopia (inspeção da cavidade bucal), teste antropométrico (avaliação do formato, forma e composição do corpo) e monoximetria (que analisa a proporção de monóxido de carbono no ar expirado pelo fumante). De acordo com os resultados, foram agendadas consultas.

        Depois dos exames, foram distribuídos kits com produtos de higiene bucal, contendo escova, creme dental, higienizador de língua, fio dental e material informativo sobre alimentação saudável, hipertensão arterial, diabetes, cuidados com a voz e prevenção de doenças como o câncer bucal.

        As apresentações foram realizadas pelas enfermeiras judiciárias Anita Salvadori Randi e Paula de Sousa e Castro e pelos cirurgiões dentistas judiciários Marilúcia Machado Nicolau Naufel, Paulo Roberto Barbosa de Campos e Wagner Cesar Munhoz. Ainda colaboraram com orientações aos servidores os médicos judiciários Alexandre Ferreira Rosa, Fábio Luis Nascimento Nogui e Rafaela Cristina Goebel Winter Gasparoto.

        Rafael Fernandes Rosa trabalha no prédio e enalteceu iniciativa. “Achei bastante interessante a palestra com orientações sobre os cuidados com a saúde, especialmente a da saúde bucal e o uso correto do fio dental, foi muito válido”, afirmou.

        O projeto, criado em 2017, oferece às comarcas de todo o Estado dicas de saúde e incentivo para a adoção de hábitos que aumentem a qualidade de vida.

 

        Comunicação Social TJSP - VT (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP