Comarca de Penápolis recebe posto do Numec

Unidade funciona em parceria com Polícia Militar.

 

        A Comarca de Penápolis inaugurou ontem (20) posto do Núcleo de Mediação Comunitária (Numec), vinculado ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A unidade funcionará na Rua Nain Eid, 31 (Jardim Ipê) e é fruto de parceria entre a Polícia Militar e o Tribunal de Justiça São Paulo com o objetivo agilizar a solução de pequenos conflitos por meio da conciliação e mediação, além de prestar orientações processuais.

        Os Núcleos de Mediação Comunitária, estruturados em unidades da Polícia Militar, realizam mediações comunitárias por policiais militares capacitados para o serviço e, na sequência, há a receptividade e eventual homologação dos acordos por parte do Poder Judiciário. Tudo é feito de forma rápida, pacífica e definitiva na solução de conflitos de menor potencial ofensivo, promovendo a paz social, impedindo que pequenos conflitos do dia a dia evoluam para crimes mais graves e, ao mesmo tempo, destinando mais tempo e recursos, outrora utilizados para o atendimento de ocorrências derivadas desses conflitos, às atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.

        A cerimônia foi presidida pelo coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador José Carlos Ferreira Alves, que representou o presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. A solenidade também contou com a presença do comandante do CPI-10, coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka; do juiz diretor da 2ª Região Administrativa Judiciária, Emerson Sumariva Junior; do juiz diretor do fórum de Penápolis, Marcelo Yukio Misaka; do juiz coordenador do Cejusc, Heverton Rodrigues Goulart; do prefeito de Penápolis, Célio José de Oliveira; do prefeito de Braúna, Flávio Adalberto Ramos Giussani; do vereador de Penápolis Rubens de Medici Ito Bertolini, representando o presidente da Câmara Municipal; da juíza Jéssica Pedro; do promotor Fernando César Burghetti; do comandante do 2º BPM-I, tenente-coronel PM Fábio Renato Basílio; do comandante da 2ª Cia do 2º BPM-I, capitão PM Fernando da Cunha Bachiega; o subcomandante do 2º BPAMB da Polícia Ambiental de Birigui, major PM Marcelo Fernando Marques; do comandante da Polícia Rodoviária de Penápolis, 1º tenente PM Gercimar Dias dos Santos; do representante do Corpo de Bombeiros, 2º sargento Marcio Alexandre Gomes de Lima; e do delegado da Polícia de Penápolis, Jovair Marcos Gruppo.

 

        Comunicação Social TJSP – FV e TM (texto) / divulgação (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP