Corte paulista e USP firmam convênio para incremento do uso de inteligência artificial

Foco acadêmico e  jurisdicional.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e a Universidade de São Paulo (USP) celebraram hoje (3), no Gabinete da Presidência da Corte, convênio para incrementar atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em inteligência artificial, aplicadas à área jurídica. O objetivo é o desenvolvimento de soluções destinadas ao aperfeiçoamento acadêmico e ao aprimoramento da prestação jurisdicional. Com isso, a cooperação científica e tecnológica entre o TJSP e a USP na área de ciência e engenharia de dados desenvolverá ferramentas de apoio ao tratamento de dados jurídicos para a análise de documentos ou dados processuais, conforme plano de trabalho definido entre as partes.

        “Essa celebração é importantíssima para que o Tribunal de Justiça exerça sua responsabilidade social junto aos jurisdicionados e à coletividade e, também, para que a Universidade cumpra com sua obrigação fundamental de se aproximar da sociedade”, disse o presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. Ele também agradeceu a todos que fizeram parte do projeto e destacou o trabalho conjunto de duas tradicionais instituições do País e da América do Sul em prol da ciência, para atender à população de forma ágil. “Plantamos a semente para que a próxima gestão dê continuidade ao trabalho, seguindo os ideais paulistas de liderança, trabalho e perseverança em benefício do povo.”

        O reitor da USP, Vahan Agopyann, também ressaltou sua satisfação com a celebração do convênio. “Temos hoje a oportunidade de assinar o primeiro convênio efetivo com o Tribunal de Justiça e essa aproximação da Universidade com o Poder Judiciário é um marco. Vamos disponibilizar o conhecimento que a universidade desenvolve para que a Justiça de São Paulo possa usufruir desse patrimônio.” O vice-diretor do instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, afirmou que foi uma honra e uma satisfação poder colaborar com o projeto, e o superintendente de Relações Institucionais e procurador-geral da USP, professor Ignácio Maria Poveda Vellasco, elogiou a iniciativa do presidente Pereira Calças, assim como sua dedicação e disposição até os últimos dias de sua gestão, que se encerra em 31 de dezembro.

        Francisco Antonio Cavalcanti Lima, da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, ressaltou que o convênio é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de sistemas computacionais. A juíza assessora da Presidência Ana Rita de Figueiredo Nery lembrou que o TJSP não mediu esforços para institucionalizar as boas práticas de robotização na Corte paulista no último biênio. “O uso dessas rotinas na atividade jurisdicional levou nosso grupo de trabalho a identificar a necessidade do desenvolvimento de atividades envolvendo a inteligência artificial e, com isso, chegou-se à formalização da parceria com a USP, uma universidade que possui excelência na área.”

        Também participaram da assinatura do convênio o superintendente de Tecnologia da Informação da USP, professor João Eduardo Ferreira; o magistrado e ex-aluno da USP Aloísio de Toledo César; a advogada do TJSP Pilar Alonso Lopes Cid; a secretária da Presidência, Tatiana Aparecida Coelho Marchi; o secretário de Tecnologia da Informação, Robério Pinto Souza; e o servidor da STI Fabio Alves do Couto Silva.

 

        Comunicação Social TJSP – VT (texto) / RL (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP