TJSP na Mídia: Prêmio Innovare e o reconhecimento dos projetos sociais da Corte paulista

Judiciário paulista também venceu em edições anteriores.

 

        O resultado da 16ª edição do Prêmio Innovare foi destaque na imprensa. A Rede Globo, em edição do Jornal Nacional, e os portais dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo repercutiram a notícia. O Tribunal de Justiça de São Paulo foi o grande vencedor com os projetos “Magistratura para Todos”, que concorreu na categoria Juiz, e “Trampo Justo”, na categoria Tribunal, em que venceu pela segunda vez consecutiva – feito inédito na história do Prêmio.

        Não é de hoje o sucesso da Corte paulista no Prêmio Innovare. Outras iniciativas sociais do TJSP já foram premiadas em edições anteriores do evento e tiveram repercussão na mídia. Em 2007, o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), de iniciativa do juiz João Baptista Galhardo Júnior, venceu o prêmio na categoria Juiz. O NAI, instalado na Comarca de São Carlos, oferece atendimento especializado a menores em conflito com a lei. Em 2008, foi a vez do juiz João Agnaldo Donizeti Gandini vencer na mesma categoria, com o Projeto Moradia Legal, que visa à erradicação e reurbanização de núcleos de favelas em Ribeirão Preto.

        Na 13ª edição do Prêmio, o Projeto de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica no Estado de São Paulo (PJUR) recebeu o troféu na categoria Justiça e Cidadania. Iniciativa conjunta do TJSP, da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) e da Secretaria Estadual da Saúde, o PJUR foi criado em 2009 para aprimorar as execuções das medidas de segurança por meio do fortalecimento de ações periciais e de efetiva assistência à saúde mental. No ano passado, o projeto vencedor na categoria Tribunal foi o “Adote um Boa-Noite”, campanha com o objetivo de dar visibilidade a crianças e adolescentes acolhidos pelo Poder Judiciário e sem chance de adoção, contando com site com fotos e relatos destes jovens.

        Trampo Justo – projeto da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, lançado em outubro de 2018 em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O programa, por meio de parcerias, busca vagas de empregos para os jovens acolhidos prestes a completar 18 anos e que deixarão os abrigos em que vivem.

        Magistratura para Todos – curso de preparação para ingresso na Magistratura, totalmente gratuito, voltado à população de baixa renda, aquela que tem maior dificuldade em arcar com os custos dos estudos específicos para essa carreira. A prática foi inscrita pelo juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo e tem a participação voluntária de mais de 50 magistrados e apoio de servidores do TJSP.

        O prêmio – criado em 2004, o Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aumento da qualidade, modernização e aprimoramento da Justiça no Brasil. Já passaram pela comissão julgadora mais de cinco mil iniciativas, vindas de todos os cantos do país. O Conselho Superior, composto por associações representativas de prestígio no mundo jurídico, é responsável pela definição das principais diretrizes e estratégias do Premio Innovare, como a escolha do tema das inscrições e os integrantes da Comissão Julgadora. Pouco a pouco, esses projetos vão mudando a cara da Justiça e estimulando novas práticas, num ciclo virtuoso em que todos ganham.

 

        Comunicação Social TJSP – DM (texto) / MC (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail