Prédios do Judiciário participam da campanha “Novembro Azul”

Ações alertam sobre prevenção do câncer de próstata.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo aderiu à campanha “Novembro Azul”, promovendo diversas ações na Capital e no Interior do Estado. O objetivo da iniciativa é conscientizar servidores e magistrados quanto à importância de cuidados e exames preventivos em relação ao câncer de próstata e outras doenças que acometem a população masculina. A ação ocorre anualmente no mês de novembro.

         As comarcas de Americana, Assis, Jundiaí e Presidente Prudente mobilizaram os funcionários, que foram trabalhar vestidos de azul, marcando adesão ao movimento. O Palácio da Justiça recebeu iluminação especial para lembrar a campanha.

        Foi realizada, ainda, no Fórum João Mendes Júnior, a palestra “Novembro Azul – O que é preciso saber sobre a saúde masculina?”, promovida pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), em parceria com Escola Judicial dos Servidores (EJUS). A palestra, apresentada pelo médico especialista em medicina sexual e infertilidade masculina, Rafael Favero Ambar, teve cerca de 550 espectadores, que acompanharam pessoalmente e pela modalidade a distância.

 

        Novembro Azul

        É um movimento surgido na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata – 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

        De acordo com a Fundação do Câncer, a doença é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são indivíduos a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes causadas pela doença.  Falta de informação e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. De acordo com o instituto, o tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata alcança índice de cura de até 90%.

 

        Comunicação Social TJSP – VC (texto) / Divulgação (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP