“Sarau Mil Grau” incentiva cultura e dissemina conhecimentos sobre o ECA

Jovens abrigados e artistas participaram do evento.

 

        Em comemoração ao Dia da Justiça (8 de dezembro), o Tribunal de Justiça de São Paulo, promoveu, neste sábado (7), o “Sarau Mil Grau”, ação social que tem por objetivo a disseminação da cultura e a conscientização dos direitos das crianças e dos adolescentes. O evento aconteceu no Teatro da Uninove, cedido gratuitamente pela universidade, e reuniu jovens de cerca de 20 instituições, entre casas de acolhimento e unidades da Fundação Casa, que apresentaram atividades diversas, como exposição de arte, dança e capoeira. No começo de cada performance, participantes liam no telão direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

        Para o juiz Iberê Dias, assessor da Corregedoria Geral da Justiça e idealizador do evento, o esporte e a arte são poderosas ferramentas para o desenvolvimento e a inclusão das crianças e jovens. “Queremos incentivar a prática de atividades culturais e esportivas, importantes na formação do ser humano, na construção de bons hábitos e no combate ao álcool e a outras drogas”, afirmou. Ele destacou, ainda, que o sarau permite mostrar o potencial de cada jovem, promovendo a cultura e elevando a autoestima, além de despertar a conscientização sobre seus direitos.

        A jornalista âncora do jornal Edição das 10, da GloboNews, Aline Midlej, trabalhou voluntariamente como mestre de cerimônia. “Hoje é dia de relembrar e reforçar os direitos que devem ser cumpridos por toda a sociedade. Também é dia de expressar o potencial de cada um”, declarou. Percussão, hip-hop, balé, canto, rap, declamação de poesia, grafite em tela, exposição de desenhos e fotografias, dentre outros, fizeram parte do evento. O rapper Dexter dividiu o palco com a jovem Ana Carolina Oliveira Reis para cantar um dos sucessos do artista, “Oitavo Anjo”. “Queremos colaborar com a vida das pessoas de uma forma positiva. O processo para quem escolhe o caminho da arte pode ser lento, mas prazeroso, e mantém você, eu e todos nós vivos”, disse. Também participaram do sarau o escritor Antonio Prata, que promoveu uma roda de leitura com os jovens; as instituições Coliseu Boxe Center e Ballet Coppélia; o fotógrafo Marcos Alonso, que levou registros fotográficos feitos por jovens do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) São Rafael; e o jornalista esportivo Sergio Xavier Filho, que falou sobre a importância da prática de esportes.

        O jovem Jhonathan Carlos, 19 anos, subiu ao palco para contar sobre a experiência de participar do projeto “Sua que é Sua”, ação social do TJSP que busca integrar, pela corrida, crianças e adolescentes de casas de acolhimento, bem como estimular a prática esportiva. Tendo como meta formar-se em Psicologia para trabalhar com crianças de abrigo, o adolescente, que recentemente deixou a casa de acolhimento onde vivia, fez uma comparação entre a corrida e a vida. “Para você alcançar sua chegada, tem que correr. E se for o primeiro, que saiba ajudar os outros”, afirmou.

 

        Confira o vídeo com algumas apresentações do sarau.

 

  Mais fotos no Fickr.

 

        Comunicação Social TJSP – SB (texto) / PS (fotos) / VV (vídeo)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP