Tribunal inicia testes para automatização de atividades cartorárias

Projetos-pilotos ocorrem na UPJ do Jabaquara.

 

        Para conferir celeridade e economia à prestação jurisdicional, o Tribunal de Justiça de São Paulo iniciou, em novembro, dois pilotos para automatizar atividades cartorárias: projeto de Citação Eletrônica de Pessoas Jurídicas e projeto Robô Bacenjud. As funcionalidades estão em fase de testes na Unidade de Processamento Judicial (UPJ) do Foro Regional do Jabaquara.

 

        Citação Eletrônica – no último dia 25 foi iniciado projeto-piloto para citação eletrônica de pessoas jurídicas de Direito Privado nas varas cíveis que compõem a UPJ.  Inicialmente a integração será com as empresas Itaú Unibanco S.A. e Banco Itaucard, que já contavam com sistema preparado para a conexão. Serão 30 dias de testes e, nesse período, as citações por carta serão substituídas pelas eletrônicas. O objetivo é expandir o sistema para outras empresas e unidades cartorárias. Para o piloto, a Secretaria da Primeira Instância orientou as unidades participantes e, também, monitora as atividades, avaliando o impacto da nova ferramenta. Desde o lançamento até hoje (9), foram protocoladas 39 novas ações que têm como parte passiva uma das empresas, nas quais foram expedidas citações pelo portal eletrônico, sem qualquer intercorrência.

 

        Robô Bacenjud – o Bacenjud é um sistema que interliga a Justiça ao Banco Central e às instituições bancárias, para agilizar a solicitação de informações e o envio de ordens judiciais ao Sistema Financeiro Nacional, via internet.  O robô é uma aplicação que automatiza tarefas repetitivas, simulando a ação do usuário. No caso do piloto, que também ocorre na UPJ do Jabaquara, o cartório insere no sistema uma lista com as pessoas a serem pesquisadas e o robô fornece as informações necessárias para a análise do processo, como, por exemplo, números de contas e saldos bancários. O uso do aplicativo está estágio de testes para avaliação e eventual aprimoramento.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / internet (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP