Jaime Ferreira Menino é homenageado antes da aposentadoria

Magistrado deixa 3ª Câmara de Direito Criminal.
 
O juiz substituto em 2º Grau Jaime Ferreira Menino participou, ontem (10), de sua última sessão de julgamento na 3ª Câmara de Direito Criminal antes da aposentadoria. O magistrado agradeceu aos colegas, aos funcionários do Gabinete, a Deus e à família. “Estou muito emocionado, o ciclo está se encerrando. Nesses 40 anos, sempre procurei ser nada além de juiz: julgar os processos dentro dos prazos, com bastante estudo e dedicação. Acredito que tenha exercido o cargo com dignidade e procurado ser o mais justo possível dentro da minha função jurisdicional”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, ressaltou que tem em Jaime Menino um modelo desde a juventude. “Somos contemporâneos, ambos formados pela Faculdade de Direito de Bauru. Vibrei com o sucesso do Jaime quando entrou para a Magistratura e depois acompanhei toda a carreira dele. Sempre o vi como um juiz paradigma, que tem uma toga impecável, um homem ético, trabalhador e eficiente, exemplo de ser humano. São 40 anos de Magistratura límpida, inconsútil, sempre brilhando pela pureza de seus ideais”, falou.
Pereira Calças aproveitou a ocasião para contar um pouco da juventude dos dois. “O Jaime sempre foi uma pessoa de grande esforço, que lutou muito, um estudante exemplar. Estudou na Instituição Toledo de Ensino, em Bauru, onde também me formei”, relatou. “Ninguém tem nobreza de título, tem nobreza haurida pelo trabalho e os valores são repassados de pai para filho. Depois de ter escrito sua história, Jaime deixa na Magistratura seu filho Leonardo (juiz Leonardo Labriola Ferreira Menino), que continuará brilhando o nome da família ‘Ferreira Menino’. Essa é a maior glória que um juiz pode ter. Jaime deu a Leonardo todos os valores que recebeu de seu pai, Manoel Ferreira Menino. Nós viemos do trabalho, da dedicação, do amor e do respeito. É isso que passamos aos nossos filhos e que aprendemos de nossos pais”, disse.
O vice-presidente da Corte, desembargador Artur Marques da Silva Filho, contou que conheceu Jaime em 1994, em Bauru. “Lembro bem da receptividade com que o magistrado nos recebeu na cidade onde na época judicava. Foram momentos muito agradáveis. Conheci seu filho, hoje juiz, ainda pequeno. Agora, neste novo ciclo, desejo que seja muito feliz e que seu filho Leonardo siga seus brilhantes caminhos”, afirmou.
O presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, falou em nome dos integrantes da Seção. “Trago o abraço afetuoso e carinhoso de cada colega. Todos desejam uma profícua aposentadoria”, falou. O presidente da 3ª Câmara Criminal, desembargador Luiz Antonio Cardoso, contou um pouco sobre a carreira de Jaime Menino e sua atuação na Magistratura: “Uma vida dedicada ao Tribunal de Justiça de São Paulo e à sociedade. Muito obrigada pelo exemplo de postura, de magistrado e de honra. Perdemos a sua companhia, mas estamos cedendo a quem realmente a merece: sua família”, disse.
Presença surpresa, o juiz Leonardo Labriola Ferreira Menino também discursou. “É muito emocionante estar aqui hoje. Meu pai é um exemplo. Se eu for a metade da pessoa que ele é tanto como juiz, quanto na família, já estarei muito satisfeito. Espero ter a mesma honra e escutar essas mesmas palavras quando chegar meu momento final”, disse. Jaime Menino citou o filho durante seu discurso: “O terceiro filho resolveu, graças a Deus, para a minha imensa felicidade, seguir os passos do pai. Deixo Leonardo com toda a responsabilidade de ser um juiz íntegro, probo e trabalhador”. Também discursaram em homenagem a Jaime Menino os desembargadores Luiz Tolosa Neto e Antônio Álvaro Castello, o juiz substituto em 2º Grau César Augusto Andrade de Castro e o procurador de Justiça Maurício Antônio Ribeiro Lopes.
Durante as homenagens, o presidente da Corte ressaltou a importância da Magistratura bandeirante. “Este tribunal é feito do trabalho de grandes magistrados e servidores. Cada um que está aqui contribui e presta o seu bom serviço para a garantia da grandeza da Magistratura da Terra de Piratininga. Tenho orgulho de ser juiz. O TJSP é composto por juízes sérios, honestos e independentes, que lutam pela Magistratura e servem ao jurisdicionado, dando o máximo de si”, discorreu Pereira Calças. “O Jaime foi modelo de chefe e de exímio juiz. O que estou dizendo vem do meu coração e falo em nome do Conselho Superior da Magistratura e, assim, também em nome dos 360 desembargadores, 2.800 juízes e 43 mil servidores”, declarou.
Também estiveram presentes o desembargador Mauro Conti Machado, o juiz assessor da Vice-Presidência Ronnie Herbert Barros Soares e servidores que trabalharam com Jaime Menino: Cristina Aparecida Miqueloto Álvares Legramandi, Carlos Eduardo Pelegrina, Darci José Fernandes, Fabio Rodrigo de Moraes, Luciana Mara Correa e Suzana Maria Mattoso.
 
Trajetória – nasceu em Paulistânia, São Paulo, em 1946. Graduado pela Faculdade de Direito de Bauru, turma de 1969, foi delegado de Polícia de São Paulo de 1971 a 1979. Em 79 foi nomeado promotor de Justiça e um mês depois tomou posse como juiz substituto, sendo nomeado para a 32ª Circunscrição Judiciária, com sede em Bauru. Também judiciou em Valparaíso e Birigui. Em 2006, foi promovido para a 11ª Vara Cível Central e, em face de opção requerida, no mesmo ano foi promovido para a 2ª Vara Criminal de Bauru. Em 2016, foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º Grau.
 
Comunicação Social TJSP – SB (texto) / PS e AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP