Tribunal participa da inauguração do Laboratório de Identificação Biométrica da Polícia Civil

Presidente da Seção de Direito Criminal representou a Corte.

 

        O Tribunal de Justiça de São Paulo participou, nesta terça-feira (28), das inaugurações do Laboratório de Identificação Biométrica Facial e Digital e da Sala de Memórias do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD)/Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), além da entrega de 376 novas viaturas à Polícia Civil. O evento, ocorrido na sede do IIRGD, contou com a presença do presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, representando o presidente da Corte paulista, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco.

        O Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais, que identifica e cruza dados de impressões digitais, está em funcionamento na PC desde 2014. Agora, o reconhecimento facial também fará parte da rotina da instituição. O sistema já possui um banco de dados com cerca de 30 milhões de registros biométricos e a plataforma tem a capacidade de se comunicar com outras do mesmo gênero, portanto, será possível a interação com bancos de dados de outras unidades da Federação por meio de parceiras. A criação do laboratório permite maior celeridade, confiabilidade e capacidade de processamento das demandas cotidianas, além diminuir o tempo de resposta, inclusive na produção de provas técnicas, contribuindo para agilidade de diversas investigações conduzidas pela Polícia Civil.

        “É a tecnologia a serviço da segurança pública. O melhor da polícia é evitar que o crime aconteça e a polícia científica contribui nesse sentido”, afirmou o governador de São Paulo, João Doria. O governador também informou que o sistema pode ajudar na identificação de pessoas perdidas ou vítimas de atropelamento, por exemplo.

        Além do governador, discursaram no evento o secretário de Estado da Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos; o delegado-geral de Polícia, Ruy Ferraz Fontes; o deputado federal Roberto Sebastião Peternelli Junior; e o deputado estadual delegado Olim. Estiveram presentes na cerimônia o desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva; o juiz diretor do fórum de Guarulhos, Ricardo Felício Scaff; o ex-presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo coronel PM Antonio Augusto Neves; policiais civis e militares; políticos; e representantes de instituições.

 

        Comunicação Social TJSP – SB (texto) / PS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:
        www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial
        www.flickr.com/tjsp_oficial
        www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP