Enfam e EPM promovem nova edição do curso ‘Formação de formadores’

Participam ministros e magistrados de vários estados.

 

        Magistrados do Tribunal de Justiça de São Paulo, ministros de Cortes superiores e integrantes de outros tribunais estaduais e federais iniciaram nesta sexta-feira (14), na Escola Paulista da Magistratura (EPM), o curso Formação de formadores – Nível 1, promovido em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

        Com três dias de duração, o curso é realizado simultaneamente com dois módulos. A programação consiste de exposições dialogadas e dinâmicas para discussão de temas relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem orientados para o desenvolvimento de competências, como o planejamento de aula e a análise do trabalho docente, a partir de princípios pedagógicos da Enfam. Participam 28 magistrados no Módulo 1 – “Elementos da atividade docente no contexto da Magistratura” e 16 magistrados no Módulo Especial – “Reflexões sobre a prática docente”.

        A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor da EPM, desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez, que proferiu as boas vindas a todos e agradeceu a presença do presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, e do presidente da Enfam, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin. O magistrado agradeceu também o apoio oferecido pela Presidência da Corte paulista e a confiança depositada pela Enfam em oferecer o curso na EPM, reiterando a disposição de colaborar no que for necessário.

        Na sequência, a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora federal Therezinha Cazerta, cumprimentou os integrantes da mesa e compartilhou a satisfação de participar do curso, cuja excelência vem “permitindo uma formação mais consistente dos magistrados, que é o que a sociedade espera para que possamos prestar uma boa jurisdição”.

        A vice-presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, diretora do Centro de Estudos Judiciários da Justiça Federal e aluna do curso, afirmou que seu desejo de participar é antigo. “Tenho certeza que a Enfam vai sempre continuar melhorando, sempre aperfeiçoando algo que idealizamos lá atrás, que é preparar juízes para que possamos cada vez mais ter formadores nos cursos para aqueles que iniciam a carreira”.

        O ministro Herman Benjamin informou algumas das prioridades da Enfam para o futuro próximo, como capacitação para o combate à corrupção, a questão da mulher juíza e a ética judicial. Sobre o curso de formadores, o ministro afirmou que um é dos trabalhos mais importantes da Escola. “Os cursos de formação de formadores precisam ser regionalizados”, declarou.  “Nós temos a possibilidade de encontrar na Magistratura brasileira especialistas em todas as matérias. Não há tema debatido no mundo que a Magistratura não esteja antenada. Nós precisamos que os juízes sejam professores uns dos outros, dos ministros e dos desembargadores, não é hierárquico. Estou convencido de que esse esforço coletivo da Magistratura dará muitos frutos.”

        O presidente Pinheiro Franco proferiu palavras de acolhida e cumprimentou os integrantes da mesa. “É uma alegria muito grande, a Escola sempre me foi muito cara. Se nós queremos ir a algum lugar no âmbito da Magistratura, esse caminho passa, necessariamente, por uma boa formação. Uma formação voltada para que possamos entender o nosso papel na sociedade, para que possamos entender que sem nos aprofundarmos nunca poderemos semear a paz social”, disse. “Esse efeito multiplicador do curso ‘Formação dos Formadores’ é o que mais encanta. É o efeito que buscarei implantar. Nós precisamos formar os nossos juízes, os nossos servidores, é preciso que eles transmitam essas informações, esse conhecimento, principalmente porque nós somos passageiros. A instituição fica e nós temos que deixá-la pronta para o futuro.”

        Na sequência, os magistrados participaram de oficinas conduzidas pelo juiz do TJSP José Henrique Torres e pelo pedagogo Erisevelton Silva Lima (Módulo 1) e pelos juízes federais do TRF-2 Marcia Maria Nunes e Vladimir Vitovsky.

 

        Comunicação Social TJSP – RF (texto) / PS, MA e RF (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:
        www.facebook.com/tjspoficial
        
www.twitter.com/tjspoficial
        
www.youtube.com/tjspoficial
        
www.flickr.com/tjsp_oficial
        
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP