"Poder Judiciário de São Paulo e suas particularidades” é tema de palestra no IASP

1ª reunião conta com a presença de Pinheiro Franco.

 

Mais de 300 pessoas prestigiaram, hoje (14), a primeira reunião-almoço de 2020, promovida pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), no Jockey Club de São Paulo. Ao formular convite ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, o presidente do IASP, Renato de Mello Jorge Silveira, pretendeu homenagear o novo presidente do Poder Judiciário, com a participação massiva do corpo associativo IASP, e foi vitorioso no intento.

O IASP, ao longo de seus 145 anos de existência, congrega como associados juristas, professores, advogados, integrantes do Ministério Público e magistrados e, nesta data, muitos deles, junto com alguns jornalistas, ali estiveram para ouvir sobre o “Poder Judiciário de São Paulo e suas particularidades”, tema que possibilitou ao presidente Pinheiro Franco falar também dos desafios que tem à frente do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Ele também falou sobre as metas da Corte para o biênio 2020/2021 e observou a elevada produtividade verificada, em primeiro e segundo graus, no ano de 2019. “Faço questão de expor os números. É um imperativo decorrente da transparência na administração pública. É uma diáfana prestação de contas à sociedade, que disponibiliza recursos provenientes dos tributos para o sistema Justiça e que, legitimamente, exige resultados concretos. O jurisdicionado quer eficiência. E os números comprovam que eficiência tem e terá.” Pinheiro Franco também discorreu sobre a defesa do Poder Judiciário; a autonomia administrativa e financeira; o aperfeiçoamento das condições de trabalho; a atenção à saúde dos servidores e dos magistrados, com foco na elevação da autoestima; a grande utilização de métodos alternativos de solução de conflitos; a abertura da Corte para a denominada 4ª Revolução Industrial e a governança digital.

Ao concluir seu pronunciamento, o presidente conclamou os advogados a atuarem em consonância com o Poder Judiciário. “Precisamos do apoio e da compreensão de todos. A gestão do Tribunal de Justiça é fortemente participativa. Para tanto, desejamos prosseguir na aproximação com todos que atuam no sistema Justiça. Desejamos trabalhar em conjunto com a Advocacia e com todas as suas instituições representativas. Aqui, emerge com sensível relevância o IASP. Precisamos do apoio e da participação efetiva da Advocacia, até mesmo quando critica a adoção de uma solução que considera inadequada. A crítica construtiva costuma ser mais útil que o elogio descompromissado.”

Participaram da reunião-almoço o vice-presidente do TJSP, desembargador Luis Soares de Mello; o presidente e o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), desembargadores Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior e Carlos Eduardo Cauduro Padin; o presidente e o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, respectivamente, juízes Clovis Santinon e Paulo Adib Casseb; o conselheiro diretor da Associação Internacional de Juízes Tributaristas, desembargador federal Fábio Prieto de Souza; o desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; os ex-presidentes do IASP, Rui Celso Reali Fragoso e José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; a procuradora-geral do Estado, Maria Lia Porto Corona; o professor Fábio Nusdeo; os ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB SP), Mário Sérgio Duarte Garcia e Luiz Flávio Borges D’Urso; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) Renato Cury e o ex-presidente Leonardo Sica; o vice-presidente da OAB SP, Ricardo Toledo Santos Filho e a diretora tesoureira Raquel Preto; a presidente e o vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juízes Vanessa Ribeiro Mateus e Thiago Elias Massad; os integrantes da diretoria do IASP Vitorino Francisco Antunes Neto (vice-presidente), Diogo Leonardo Machado de Melo (diretor administrativo), Jairo Saddi (diretor financeiro), Ana Luiza Nery (diretora cultural) e Fabiana Lopes Pinto Santello (diretora de comunicação); desembargadores, juízes, integrantes do MPSP, da Defensoria Pública, advogados e professores.

 

  Mais fotos no Flickr.

 

  Comunicação Social TJSP – RS (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:
        
www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial

        www.youtube.com/tjspoficial

        www.flickr.com/tjsp_oficial

        www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP