TJSP na Mídia: Atuação da Corte paulista no período de pandemia

Teleaudiências e preparação do retorno foram noticiados.
 
Notícias relacionadas ao Tribunal de Justiça de São Paulo circularam pelos meios de comunicação durante o fim de semana, todas ligadas ao atual período de pandemia. Na Band, a matéria tratou da substituição das audiências presenciais com presos pelas virtuais; no portal Conjur, o texto abordou a aquisição de milhares de produtos de proteção pela Corte paulista como parte do planejamento para o retorno gradual das atividades presenciais; o site do jornal O Regional, publicação de Catanduva e Região, informou que o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) local obteve índice de 95% de acordos firmados em audiências virtuais de conciliação em junho.
O Jornal da Band, no sábado (27), mostrou que as videoconferências têm se mostrado mais eficientes e econômicas. A reportagem destaca que em maio do ano passado, só na Grande São Paulo, foram deslocados quase 10.500 presos para a realização de audiências judiciais, exigindo escoltas, caminhões, armamentos e viaturas, que custaram ao contribuinte mais de R$ 500 mil. Com a pandemia, em maio deste ano foram apenas dez transferências, ao custo de pouco mais R$ 37 mil. “Isso mostra como está funcionando e foi aceito todo esse sistema, como é prático e possível evitar o deslocamento” afirmou a juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto.
O Conjur, no domingo (28), falou do planejamento do TJSP diante do retorno gradual das atividades presenciais, que envolve aquisição de materiais de higiene e de proteção a serem distribuídos aos mais de 600 prédios do Judiciário paulista. “Entre os produtos que devem ser adquiridos, segundo recomendações técnicas e do CNJ, estão: 322.524 máscaras de tecido, 7.762 frascos e 6.289 galões de álcool em gel, 18.771 dispensers para álcool em gel, 853 totens de álcool em gel (acionados com o pé), 5.800 caixas de luvas, 12.274 pedestais para isolamento interno, 1.200 rolos de fita zebrada e 1.800 rolos de fita adesiva para demarcação do solo, 2.000 adesivos para elevadores, 8.000 protetores faciais (face shield) e 1.250 termômetros”, diz a matéria.
Em texto sobre o Cejusc de Catanduva, o site do jornal O Regional retratou o impulso na evolução digital como consequência do distanciamento social. “Nesse período, o Poder Judiciário se viu diante da necessidade de se adequar à nova realidade trazida pelo isolamento social. O desafio foi e é manter a Justiça em funcionamento atendendo à população durante a pandemia”, afirmou à reportagem o coordenador do Cejusc local, juiz José Roberto Lopes Fernandes. “Foram 35 audiências realizadas em junho. Nas pré-processuais o índice de acordo foi de 95%, o que demonstra que a população de Catanduva está buscando essa nova porta da Justiça em nossa Comarca, resolvendo seus conflitos pela via da autocomposição, dentro do sistema multiportas do Poder Judiciário”, complementou o magistrado.
 
Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP