Dia 11 de agosto celebra a criação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil

TJSP parabeniza toda a comunidade jurídica.

 

Em 11 de agosto é celebrado no Brasil o Dia da Criação dos Cursos Jurídicos. A data remete ao início do ensino das disciplinas jurídicas no país, quando foram criadas por D. Pedro I, em 1827, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.
Logo que se tornou independente de Portugal, o Brasil percebeu a importância de se iniciar o ensino do Direito, formando quadros que pudessem dirigir o país em seus primeiros passos. Dessa forma, em 1823, um projeto de lei determinou a criação das duas universidades. Quatro anos depois seria aprovada a lei de criação das instituições.
Esses primeiros centros de ensino do Direito no Brasil eram também escolas de pensamento, onde se discutiam ideias como o republicanismo, o abolicionismo e o liberalismo. Deles saíram grandes nomes como Ruy Barbosa, Graça Aranha, Castro Alves, Epitácio Pessoa, Assis Chateaubriand, Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco, Oswald de Andrade, José de Alencar, Ulysses Guimarães.

A toda comunidade jurídica, parabéns!

 

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP