Desembargador Péricles de Toledo Piza Júnior se aposenta e é homenageado no TJSP

Ao todo, 54 anos de dedicação ao PJ.

 

Um jovem escriturário – que, de 1965 a 1974, trabalhou no 3º Ofício Criminal da Comarca de Santos – ingressou na Magistratura em 1975 como juiz substituto da 51ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Caetano do Sul. Em 1978, como juiz de 1ª entrância, assumiu a Comarca de Monte Azul Paulista. A 2ª entrância foi na Comarca de Itapira e na 3ª judicou nas comarcas da Capital e Santos. A entrância especial, em 1984, foi na Vara de Registros Públicos da Capital e, em 1990, foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau.

Em 1993, por merecimento, chegou ao Tribunal de Alçada Criminal (TACrim) e, desde 2002, integra o quadro de desembargadores do Tribunal de Justiça, sempre colaborando com o Judiciário em comissões e/ou como coordenador de Circunscrições Judiciárias. Aposentou-se no último dia 14. Estamos falando do desembargador Péricles de Toledo Piza Júnior que, ontem (16), na sessão do Órgão Especial foi homenageado pelos colegas. Em seu lugar no OE foi recepcionado o desembargador Ademir de Carvalho Benedito, também saudado pelos desembargadores.

Seus colegas de Câmara – Márcio Orlando Bártoli, Luiz Antonio Figueiredo Gonçalves, Mário Devienne Ferraz, Ivo de Almeida e Diniz Fernando Ferreira da Cruz – lembraram parte do texto dito por ele, em novembro de 2015, quando discursou em homenagem ao tio Cícero de Toledo Piza, no Projeto "Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante". "Dúvidas não pairam que pesava sob os ombros, do ora homenageado, a responsabilidade moral e intelectual de seus ancestrais que fizeram parte integrante dos homens públicos que serviram a magistratura brasileira. E é fato que assumiu como ‘missão de vida’ essa herança ancestral." Na última segunda-feira, os integrantes da 1ª Câmara Criminal, ao darem as boas-vindas ao desembargador Carlos Eduardo Andrade Sampaio, registraram, em sessão telepresencial, suas homenagens ao colega Péricles Piza, com a promessa de outra quando do retorno aos trabalhos presenciais.  

Ao expressar sua admiração pelo desembargador Péricles Piza, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, registrou que, em 1981, foi substituto dele na 6ª Vara Cível da Comarca de Santos. “Colega queridíssimo por todos! Quero deixar consignado um grande abraço e que esse novo momento de Sua Excelência seja destinado ao gozo da vida com momentos diferentes e muitas viagens, tais como Sua Excelência gosta de fazer. Mas que, enfim, esteja sempre perto de nós todos.”

 

Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos e arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

           

Siga o TJSP nas redes sociais: 

  www.facebook.com/tjspoficial

  www.twitter.com/tjspoficial

  www.youtube.com/tjspoficial

  www.flickr.com/tjsp_oficial

  www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP