Cajufa divulga estudo sobre análise de risco em áreas urbanas

Livro foi elaborado por comissão de peritos.
 
O Centro de Apoio aos Juízes da Fazenda Pública (Cajufa) divulgou hoje (18) o livro on-line gratuito “Diretrizes para Análise de Risco Geológico-Geotécnico em Áreas Urbanas 2020”, elaborado por uma comissão de peritos. O material aborda da Lei Federal nº 12.340/20, que trata da prevenção de desastres em áreas de risco. Entre as inovações da Lei, há dispositivo que restringe a remoção de moradores e edificações, após realização de vistoria e elaboração de laudo comprovando o risco da ocupação para a integridade física dos moradores ou de terceiros.
O estudo foi elaborado pelos peritos Celso Santos Carvalho,  Fernando Rocha Nogueira, Jaques Gerab Junior, Jose´ Zarif Neto e Sergio Murari Ludemann. “O livro é focado nas diretrizes constitucionais da função social da propriedade, do direito de moradia e da dignidade da pessoa humana, bem como na perspectiva de que a análise de risco deve ser feita artesanalmente, conforme laudos atualizados e preferencialmente moradia a moradia, evitando que pessoas que não estejam em risco efetivo sejam indevidamente desalojadas”, afirma o juiz coordenador do Cajufa, Antonio Augusto Galvão de França. O estudo destaca que medidas pontuais e capilarizadas de prevenção e mitigação do risco podem ser mais eficientes e menos onerosas do que grandes intervenções emergenciais de remoção.
Confira a íntegra do livro.
 
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / Divulgação (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP