CAPS e SGP promovem webinar sobre discriminação e racismo

Evento virtual alusivo ao Dia da Consciência Negra.

A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) promoveu hoje (19), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), a palestra virtual "Vamos falar sobre discriminação e racismo?". O webinar foi ministrado pela professora Maria Cecília Leite de Moraes, doutora em Saúde Pública pela USP e pós-doutorada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mais de 386 pessoas participaram do evento.
"Vivemos grandes dificuldades, não somente no Brasil, mas também em outros países, no que se refere às questões raciais. Um dos grandes problemas do racismo no Brasil é a falsa cordialidade racial brasileira, que é a denegação do processo segregacionista em relação aos pretos, ou seja, quando muitos acreditam e afirmam que o racismo não existe", iniciou a palestrante.
Maria Cecília recordou a história escravagista e pós-abolicionista do país. Segundo ela, por questões raciais, a população preta foi, historicamente, impedida de acessar espaços de poderes e saberes e empurrada para as periferias. Para explicar o que é racismo e o que é discriminação, a palestrante definiu o primeiro como uma ideologia social, construída pela estratificação de grupos raciais e étnicos que deprecia e fragiliza os grupos considerados inferiores; que não disponibiliza meios de acesso a políticas públicas e ainda reforçam este padrão. Já a discriminação é entendida como o tratamento diferenciado e desvantajoso pela cor, raça e origem, entre outros; indica exclusão, restrição, com objetivo de anular o reconhecimento, gozo ou exercício no domínio público, econômico, social e cultural.
"É necessário compreender ainda que ser antirracista é muito diferente de não ser racista. Estamos vivendo em um mundo em transição; é hora de quebrar muros e construir pontes. Vivemos um momento pujante; é hora de tentar as oportunidades, melhorar e crescer", finalizou a especialista.

Comunicação Social TJSP –  TM (texto) / AC (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP