Vídeo da série “Juridiquês Não Tem Vez” mostra as diferenças entre racismo e injúria racial

Série descomplica termos jurídicos.

    Em novo vídeo da série Juridiquês Não Tem Vez, o Tribunal de Justiça de São Paulo aborda racismo e injúria racial. Para diferenciar os dois crimes, a juíza Flávia Martins de Carvalho, que atua na 44ª Circunscrição Judiciária – Guarulhos e é diretora de Promoção da Igualdade Racial da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), explica quais situações caracterizam cada ofensa. Assista no canal oficial do TJSP.

    “O racismo é uma ofensa dirigida a um grupo, uma coletividade de pessoas. Já a injúria racial tem a ver com a ofensa a honra de determinada pessoa”, diz. A magistrada ainda destaca que tanto uma quanto a outra são condutas criminosas, que precisam ser combatidas pela sociedade.

 

    Projeto

    Para aprimorar sua comunicação e ser cada vez mais acessível e próximo do cidadão, o TJSP lançou, em janeiro, o projeto Juridiquês Não Tem Vez. Quinzenalmente serão veiculados vídeos sobre temas jurídicos que geram dúvidas na população, com explicações dos juízes paulistas em linguagem acessível e didática. Edições anteriores abordaram a responsabilização por postagens nas redes sociais, a pornografia de vingança, a criação do juiz de garantias e a diferença entre corrupção ativa e passiva. Todos os vídeos estão disponíveis nos destaques do Instagram do TJSP e no YouTube.

    Para sugerir um tema para as próximas edições do Juridiquês Não Tem Vez, mande um e-mail para redessociais@tjsp.jus.br.

 

    Comunicação Social TJSP – AA (texto) / JT (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais: 

    www.facebook.com/tjspoficial
    
www.twitter.com/tjspoficial
    
www.youtube.com/tjspoficial
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP