Desembargador Sebastião Flávio da Silva Filho recebe homenagens antes da aposentadoria

Magistrado deixa a 23ª Câmara de Direito Privado.

 

    Em sua última sessão como presidente da 23ª Câmara de Direito Privado e do 12º Segundo Grupo de Câmaras, realizada hoje (25), o desembargador Sebastião Flávio da Silva Filho recebeu homenagens de seus pares. Magistrado há 41 anos, ele foi descrito pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Luis Soares de Mello – representando o presidente do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe – como “um juiz padrão, de altíssima qualidade, que reúne em si todos os predicados que todo juiz deve ter. É um homem de bem, de fala leve, doce e sempre acolhedora”.

    Colega na 23ª Câmara, o desembargador José Benedito Franco de Godoi parabenizou o homenageado e afirmou que sua aposentadoria deixará uma lacuna na Corte paulista. “Esse vazio irá, de certa forma, ser preenchido pelos votos e acórdãos prolatados por Vossa Excelência, que servirão para nortear os que ficaram”, disse. Também integrantes da Câmara, os desembargadores José Marcos Marrone, Marcos Gozzo e o juiz substituto em 2º grau Hélio Nogueira teceram suas homenagens, ressaltando as virtudes de Sebastião Flávio da Silva Filho e a qualidade de seus votos.

    Magistrados de outros colegiados também participaram da sessão. O desembargador Miguel Angelo Brandi Júnior, presidente do 4º Grupo de Câmaras, foi um deles: “Quero cumprimentar seus familiares e agradecer por terem te cedido para tarefas tão difíceis como as da magistratura. Agradeço também por tudo aquilo que aprendi e aprendo com a nossa convivência, que me enriqueceu muito”. Em nome da 24ª Câmara de Direito Privado, que, junto à 23ª, compõe o 12º Grupo de Câmaras, o desembargador Luiz Augusto de Salles Vieira falou sobre o homenageado. “Sempre atuou com a simplicidade que lhe é inerente”.

    Por fim, o desembargador Virgílio de Oliveira Júnior, da 21ª Câmara Direito Privado, e o juiz substituto em 2º grau Lavínio Donizetti Paschoalão, da 12ª Câmara Direito Privado, agradeceram ao magistrado por sua conduta e atitudes durante a carreira. Servidores que trabalharam com o desembargador também aproveitaram o momento para demonstrar gratidão e desejar felicidades.

    Após ouvir todas as homenagens, Sebastião Flávio da Silva Filho agradeceu aos amigos. “Afirmo que a convivência com os colegas me engrandeceu. Certas profissões têm a grandeza de induzir as pessoas à virtude, e a magistratura possui essa qualidade. Nós não desviamos das boas condutas e evidentemente acabamos por levar uma vida decente, de trabalho e responsabilidade. Eu só tenho a agradecer a todos por esse gesto tão bonito.”

    Também participaram das homenagens os desembargadores Plinio Novaes de Andrade Júnior, Walter Barone, Denise Andréa Martins Retamero, Jonize Sacchi de Oliveira e Nagashi Furukawa, além de servidores, amigos, advogados e outras autoridades.

 

    Trajetória - Sebastião Flávio da Silva Filho nasceu na cidade de Patrocínio Paulista, em 1945. Graduou-se pela Faculdade de Direito de Franca, turma de 1971. Atuou como oficial de justiça e advogado antes de ingressar na Magistratura, em 1979, quando foi nomeado como juiz substituto para a 64ª Circunscrição Judiciária, com sede em Bebedouro. Também atuou nas comarcas de Jaboticabal e Sertãozinho antes de chegar a São Paulo, em 1983, promovido para o cargo de juiz auxiliar. Em 1994 foi removido para o posto de juiz substituto em 2º grau da Comarca de São Paulo. Chegou ao 2º Tribunal de Alçada Civil em 2000 e tomou posse como desembargador em 2005.

   

    Comunicação Social TJSP – AA (texto) / Reprodução (fotos) / PS e AC (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais: 
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    
www.instagram.com/tjspoficial  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP