Metas da Justiça para 2021 são discutidas no XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário

Presidente do TJSP participa do evento.

    O XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, que visa definir as metas nacionais e regionais que pautarão a atuação da Justiça em 2021, teve início hoje (26), por meio de videoconferência, e segue até amanhã (27), com a presença da cúpula da administração judiciária. Participam do evento o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, e os presidentes dos 91 tribunais brasileiros.
    Na abertura, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, disse que o objetivo do encontro é elevar a instituição da Justiça. “São muitos altos os atributos que se exigem de um magistrado, como a serenidade de ouvir a verdade alheia, a independência olímpica e o conhecimento enciclopédico”, afirmou, acrescentando ter a certeza de que “nessa grande nau que representa o Judiciário brasileiro – pelo empenho, trabalho e zelo dos nossos juízes – estamos muito mais perto do porto do que do naufrágio”.
    A corregedora Nacional de Justiça, ministra Maria Thereza Assis Moura, além de ressaltar que o evento foi concebido há mais de uma década com o intuito de ser um grande fórum de discussões e aprimoramento do PJ, disse ser um ano emblemático quanto ao início da participação ativa das corregedorias, com metas e diretrizes estratégicas próprias. “Tenho a convicção de que a nossa união em torno de objetivos comuns permitirá que atuemos em busca de um serviço público íntegro e de elevada qualidade técnica, transmitindo aos cidadãos plena confiança nas instituições públicas e, em especial, no Poder Judiciário”.
    Em seguida, o ministro Fux proferiu conferência intitulada “Combate à Corrupção nas Instituições Públicas” e, na sequência, fazendo um panorama dos resultados alcançados em 2020 pelos tribunais superiores, falaram os ministros Humberto Martins (presidente do Superior Tribunal de Justiça/STJ), Maria Cristina Peduzzi (presidente do Tribunal Superior do Trabalho/TST) e almirante de esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos (presidente do Superior Tribunal Militar/STM). Durante à tarde, houve reuniões setoriais das corregedorias e dos segmentos de Justiça.
    Para amanhã, estão programados a entrega do Prêmio CNJ de Qualidade aos tribunais que demonstraram melhor desempenho em relação aos serviços prestados à sociedade; o painel “Justiça 100% Digital e o Centro de Inteligência do Poder Judiciário”; e o anúncio das metas nacionais para 2021.
    Entre os presentes estiveram o procurador-geral da República, Augusto Aras; a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil; o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Eduardo André Fernandes; a presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juíza Noemia Porto; o secretário-geral do CNJ, juíza Valter Shuenquener; e o secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Livio Gomes.

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / AC (reprodução e arte)
    
imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais: 
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP