Gapri lança publicação com seleção de julgados sobre Transporte Aéreo de Pessoas

Pesquisa traz jurisprudência de temas recorrentes.

O Grupo de Apoio ao Direito Privado (Gapri) disponibilizou a publicação Transporte Aéreo de Pessoas, que compila decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo e dos tribunais superiores relacionadas a processos que envolvem voos nacionais e internacionais. Para facilitar a pesquisa e consulta, a edição é dividida por temas e traz o número e a data dos julgados, além do nome do ministro ou desembargador relator e o valor da indenização, quando aplicada.
O documento abrange situações envolvendo atrasos, cancelamentos de voos, de extravios de bagagens e outros, apontando entendimentos tomados em cada caso. São citados dispositivos do Código de Defesa do Consumidor, das convenções de Varsóvia e Montreal, do Código Brasileiro de Aeronáutica e do Código Civil. Os casos se dividem, por exemplo, entre os que são considerados abusividade indenizável ou mero aborrecimento e aqueles em que há ou não ocorrência de danos in re ipsa. Prazos prescricionais também são abordados.

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / Internet (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais: 
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial 
www.youtube.com/tjspoficial 
www.flickr.com/tjsp_oficial 
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP