EPM promove o curso ‘A pandemia do século 21: utopias e distopias’

Exposição foi ministrada por Eduardo Muylaert.

 

A Escola Paulista da Magistratura (EPM) realizou na terça-feira (8) o curso A pandemia do século 21: utopias e distopias, com exposição do advogado, escritor e fotógrafo Eduardo Augusto Muylaert Antunes e coordenação do desembargador Luiz Sergio Fernandes de Souza e do juiz Paulo Roberto Fadigas César.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor da EPM, desembargador Luis Francisco Aguilar Cortez, que agradeceu a participação de todos e destacou que, além de atuar na formação de magistrados e no aperfeiçoamento em áreas específicas, a Escola também deve propiciar um espaço de reflexão para temas relevantes da vida cotidiana. “Teremos, sem dúvida, mais uma oportunidade de ganhar conhecimento e trocar experiências”, frisou.
Eduardo Muylaert definiu distopia como a representação ou descrição de uma organização social caracterizada por condições de vida insuportáveis, que podem incluir opressão, desespero e privação, apontando semelhanças com a situação atual. Enfatizou que quanto mais as pessoas se sentem sob o risco de serem infiltradas e infectadas por elementos estranhos, mais a vida se fecha em ambientes protetores e com isso aumenta o risco de rejeição da diferença – aos estrangeiros, àqueles que têm opções que fogem ao tradicional e até mesmo àqueles que pensam de modo original.
Quanto à reação das pessoas, observou que há uma suposta sensação de igualdade, de que ela pode atingir a todos da mesma maneira, mas na realidade os países mais pobres são mais vulneráveis, assim como aqueles que vivem em ambientes com escassez de higiene, arejamento e espaço. Entre as mudanças mais significativas trazidas pela pandemia, citou o home office e a aplicação da inteligência artificial cada vez mais presente, inclusive no campo do Direito. “A pandemia obrigou a virtualização da Justiça. Ao mesmo tempo que ela melhora a eficácia, traz um grande risco de desumanização”, ponderou, enfatizando que as mudanças tecnológicas influenciam profundamente a maneira de ver e compreender o mundo, a psique humana e até a rotina de sono.


Comunicação Social TJSP – LS (texto) / Reprodução (imagem)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP