Presidente da Corte paulista profere palestra na Semana Jurídica Uninove 2021

Evento sobre “As Perspectivas e os Desafios da Justiça”.

 

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, participou, nesta terça-feira (14), do segundo dia da Semana Jurídica Uninove 2021 - “As Perspectivas e os Desafios da Justiça”. Junto aos ex-presidentes da Corte paulista, desembargadores José Renato Nalini e Manoel de Queiroz Pereira Calças, ele discorreu sobre “Os desafios do Tribunal de Justiça de São Paulo”. A abertura do evento foi realizada pelo juiz e diretor acadêmico dos cursos de Direito da Uninove, Rodrigo Capez.
Em sua palestra, o presidente
Pinheiro Franco enfatizou o avanço do Tribunal de Justiça rumo à modernização e agradeceu aos seus antecessores pelo caminho trilhado. “O Tribunal de Justiça, é importante que se destaque, tem um histórico e um corpo funcional que o qualifica como um Tribunal moderno, célere e tecnicamente diferenciado”, ressaltou. “Isso tudo, todo esse trabalho de anos - é importante dizer - permitiu que nós tivéssemos a possibilidade de trabalhar após o início da pandemia”, pontuou. Para o magistrado, o momento agora é de posicionar a Corte paulista como referencial nacional na pauta da tecnologia de informação com vistas a estabelecer um tribunal ainda mais produtivo e ainda mais célere, mediante investimento maciço e estruturação de uma equipe para a utilização de inteligência artificial, potencialização de plataformas online de resolução de conflito, digitalização completa de acervo e robotização.
O desembargador José Renato Nalini, presidente no biênio 2014/2015, também destacou a modernização do Tribunal e os méritos da Justiça paulista. “O TJSP é um oásis da Justiça brasileira”, afirmou. De acordo com o magistrado, é impossível desconsiderar a imersão do mundo nas novas tecnologias - e no Judiciário paulista não é diferente. “Vejo com muita satisfação que todas as gestões têm se preocupado com isso. Nós só conseguimos fazer alguma coisa porque tivemos assessorias excepcionais, extraordinárias, devotadas”, destacou.
Presidente no biênio 2018/2019, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças destacou o porte do Tribunal de Justiça de São Paulo – que responde por cerca de 20% de todos os processos brasileiros, o que, em suas palavras, demonstra a sobrecarga de processos da Justiça paulista. Atualmente, tramitam aqui aproximadamente 20 milhões de processos.  “O TJSP, como é público e notório, é o maior tribunal das Américas, e, no mundo, poucos tribunais têm o mesmo número de juízes”, lembrou. “É preciso união. Somos uma unidade jurisdicional que tem essa sobrecarga de serviço, e, por isso, tudo o que nós fazemos, tem que ser em prol da eficiência do Poder Judiciário. Temos que trabalhar para que o TJSP, que tem essa magnitude, possa cumprir a missão constitucional do amplo acesso à jurisdição”, concluiu.

 

Comunicação Social TJSP – AA (texto) / PS (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

  Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP