20ª Semana Nacional de Museus movimenta TJSP

Cerca de mil pessoas em visitas presenciais e virtuais.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo participou, entre os dias 16 e 20, da 20ª Semana Nacional de Museus. Houve visitas virtuais e presenciais ao Palácio da Justiça, prédio histórico que é sede do Judiciário paulista, e ao Palacete Conde de Sarzedas, que abriga o museu da instituição. Ao todo, cerca de 1.100 pessoas acompanharam as visitas, recentemente vencedoras do Prêmio Memória do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    O tour guiado ao Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo destaca a importância e relevância das instituições para a sociedade, bem como sua atuação no âmbito do judiciário. A visita é focada no acervo de processos e documentos históricos, móveis centenários e arquitetura do local. Na nova versão da visita telepresencial exibida em vídeo, os participantes são recebidos pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe. “É um prazer e uma honra recebê-los no Palacete Conde de Sarzedas, uma obra arquitetônica fantástica do estado de São Paulo, assim como o Palácio da Justiça, e detém diversas peças da cultura e da arte de São Paulo, em especial do Poder Judiciário. Sejam muito bem-vindos e aproveitem a visita”.

    Além do Palacete, os visitantes conheceram importantes coleções que contam a história e da arte da criação e evolução do Poder Judiciário paulista, além de detalhes do acervo, composto, dentre outros, por objetos, móveis de estilo, processos e documentos de interesse histórico, vestimentas, quadros histórico artísticos e bens arquitetônicos. A equipe do Museu do TJSP recebeu estudantes de escolas estaduais, escolas técnicas estaduais e faculdades.

    Durante o tour guiado ao Palácio da Justiça, o público pôde conhecer um pouco mais sobre o passado do Judiciário paulista, bem como a história e os principais espaços do Palácio. Foram percorridos o Salão dos Passos Perdidos, hall de circulação central e onde o público permanecia à espera dos julgamentos; o Salão do Júri, desativado em 1988 e onde ocorreram julgamentos como o do Cabo Bruno, Lindomar Castilho e Osmani Ramos; o Salão Nobre Ministro Costa Manso, utilizado para eleições do Tribunal de Justiça e sessões do Órgão Especial; e outros espaços que abrigam o acervo histórico do TJSP.

 

    Semana Nacional de Museus - Evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente na esteira da celebração do Dia Internacional dos Museus e criado pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM). A SNM busca conscientizar a população da importância dos espaços culturais para a preservação da memória e história da sociedade, além de fomentar a visitação aos museus e sua valorização.

 

    Visitas monitoradas - Instituições, estudantes de diversas áreas e público em geral podem reservar as visitas, inclusive virtuais. É possível fazer o agendamento de forma on-line. As visitas são gratuitas e ocorrem de segunda a sexta-feira. No caso do Palácio, as visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, virtualmente das 10 às 11 horas e das 15 às 16 horas e presencialmente às 14 horas. Instituições, estudantes e público em geral podem participar. Há emissão de certificado quando realizadas para instituições. No Museu, as visitas ocorrem diariamente às 13 e 16 horas (presenciais) e às 11 e 14 horas (virtuais). O terceiro e mais novo tour, a visita da Memória TJSP, é voltado aos que desejam conhecer a história e o acervo cultural da Corte paulista, incluindo Arquivo e Gestão Documental e Biblioteca. A atividade é realizada majoritariamente nas últimas sextas-feiras úteis do mês, sempre às 11 horas.

 

    Comunicação Social TJSP – SB e TM (texto) / KS e PS (arte e reprodução)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial    
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP