Tribunal participa da campanha “21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher”

Iniciativa nacional engaja sociedade civil e órgãos públicos.

 

  O Tribunal de Justiça de São Paulo participa da campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher”, iniciada em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e que vai até 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Mundial dos Direitos Humanos. O movimento liderado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) engaja a sociedade civil e órgãos públicos e traz reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres, com a contextualização de suas vulnerabilidades.
No dia 6 de dezembro, ocorrerá a mobilização #ElesPorElas. Serão divulgados vídeos curtos com homens respondendo ao seguinte questionamento: “O que você pode fazer para tornar o mundo um lugar mais seguro para as mulheres e meninas viverem?”. A publicação será feita no Instagram do TJSP (www.instagram.com/tjspoficial). Para participar, magistrados, servidores e colaboradores podem enviar um vídeo de até 30 segundos para redessociais@tjsp.jus.br respondendo à pergunta. A gravação deve ser feita com o celular na posição vertical e encaminhada até 4/12. Os vídeos serão analisados e poderão ser publicados na rede social durante todo o dia.
A iniciativa se inspira na ação mundial denominada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher, que se iniciou em 1991 em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas, em 1960, na República Dominicana. Submetidas às mais diversas situações de violência e tortura, dentre elas, o estupro, as irmãs foram silenciadas pelo regime ditatorial de Rafael Trujillo, no dia 25 de novembro de 1960.
Dados do CNJ mostram que o ano de 2021 terminou com 6,2 mil processos de feminicídio e 1,3 milhão de processos de violência doméstica em estoque no Judiciário brasileiro. Para mudar tal panorama é preciso sensibilizar a sociedade para o tema. Fique atento ao portal e as redes sociais do TJSP e participe desta mobilização!

*Com informações do CNJ

 

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / Divulgação (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP